Em Portugal quase metade dos consumidores leva mais de um mês para decidir antes de efectuar uma compra importante. São conclusões de um estudo que mostra que a compra deixou de ser um acto de decisão tomada na loja para um processo de informação e educação sobre o produto que pretende adquirir.
Segundo o Observador Cetelem, em compras de valores significativos e relativamente às quais o consumidor é particularmente exigente, a compra impulsiva já não se verifica. Apesar do alargamento da oferta, o consumidor dispõe actualmente de fontes de informação diversificadas e mostra vontade de as analisar e de amadurecer a sua reflexão.
Em Portugal, no que diz respeito a compras na área do desporto, lazer e viagens, mais de 50% dos consumidores afirma que o seu tempo de reflexão é superior a um mês. Destaca-se ainda o facto de os jovens portugueses serem mais pacientes (ou prudentes) nas suas compras do que os consumidores mais velhos, tanto nas categorias de bens de equipamento da pessoa e casa, high-tech e lazer. É nestas categorias que a percentagem de jovens que aguarda mais de um mês antes de efectuar a compra é sempre superior à dos seniores.
Inês Pinto, nº 30611
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