domingo, 2 de junho de 2013

Consumidor Português: o perito no processo de compra

Em Portugal quase metade dos consumidores leva mais de um mês para decidir antes de efectuar uma compra importante. São conclusões de um estudo que mostra que a compra deixou de ser um acto de decisão tomada na loja para um processo de informação e educação sobre o produto que pretende adquirir.

Segundo o Observador Cetelem, em compras de valores significativos e relativamente às quais o consumidor é particularmente exigente, a compra impulsiva já não se verifica. Apesar do alargamento da oferta, o consumidor dispõe actualmente de fontes de informação diversificadas e mostra vontade de as analisar e de amadurecer a sua reflexão.

Em Portugal, no que diz respeito a compras na área do desporto, lazer e viagens, mais de 50% dos consumidores afirma que o seu tempo de reflexão é superior a um mês. Destaca-se ainda o facto de os jovens portugueses serem mais pacientes (ou prudentes) nas suas compras do que os consumidores mais velhos, tanto nas categorias de bens de equipamento da pessoa e casa, high-tech e lazer. É nestas categorias que a percentagem de jovens que aguarda mais de um mês antes de efectuar a compra é sempre superior à dos seniores.


Inês Pinto, nº 30611

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