sexta-feira, 1 de junho de 2012

QR CODES será que é desta que a moda pega?

Há muito que ouvimos falar dos Quick Response Code mais vulgarmente conhecidos por QR Codes. Durante anos, marketeers apostaram neste formato sem sucesso. Porquê? A maioria das vezes o consumidor olhava para aquele “quadrado” estranho sem saber o que ele era, o que este queria dizer ou o era suposto fazer com o mesmo.
Passados anos de tentativas “frustradas”, esta realidade está a ser alterada talvez em parte graças à massificação dos smartphones e Tablets PC. Hoje, vemos Códigos QR para onde quer que olhemos. Em produtos, anúncios, revistas, em todo o lado. A diferença em relação ao passado (não muito distante), é que finalmente vemos consumidores a apontarem o seu smartphone ou tablet para aquele outrora “quadrado” estranho e desconhecido na tentativa de descobrirem a informação que está lá contida. Seja a informação sob forma de endereço para determinado ficheiro onde o consumidor poderá fazer determinado download, ligação para determinado website ou campanha, cupão de desconto ou de qualquer outra forma de inúmeras possibilidades que os QR Codes atualmente nos proporcionam.
Os smartphones e Tablets PC vieram para ficar. Assim como o acesso às redes 3G ou mais recentemente às redes 4G. O acesso à internet através da plataforma mobile cresce de ano para ano a uma velocidade alucinante. Se aliarmos este crescimento ao crescimento do uso dos QR Codes e das possibilidades ilimitadas que este nos proporciona faz com que esta forma de comunicação se torne apetecível para a incluirmos em futuras campanhas de marketing.

marketingportugal.pt


Ana Henriques nº29330

Sem comentários: