sexta-feira, 1 de junho de 2012

O «Made in Portugal» já vale muito!

«O que pode produzir Portugal que o resto do mundo quer comprar?». Esta é a pergunta que inicia um artigo publicado pelo «Financial Times», que elogia, por exemplo, o papel higiénico preto português e o calçado feito por cá.

«O papel higiénico preto favorito de Simon Cowell, produtor de espectáculos sobre talentos em televisão, e os sapatos usados pela mãe e irmã da noiva no casamento do príncipe William e Kate Middleton estão entre as respostas menos esperadas que os exportadores portugueses podem dar».

Um elogio às exportações portuguesas e aos nichos de mercado que o país consegue atrair, numa altura em que, caído nos braços da ajuda externa, precisa muito de uma escalada sustentável dos bens vendidos ao estrangeiro para equilibrar as contas.
As exportações têm sido, de resto, o motor da economia. O seu ritmo de crescimento «acelerou significativamente», como aponta o FT, «reduzindo o défice comercial e oferecendo um horizonte de esperança a um país mergulhado numa recessão profunda, lutando contra um desemprego recorde e que enfrenta um futuro incerto».

Nos primeiros três meses de 2012, as exportações cresceram 11,6% as importações baixaram 3,3%. O déficit comercial baixou 38% em termos homólogos, de 4,35 mil milhões de euros para 2,68 mil milhões.

Fontes: http://www.agenciafinanceira.iol.pt

Telma Monteiro Nº27823

Sem comentários: