quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Universidade do Minho anula doutoramento por plágio
A decisão do reitor da UM, António Cunha, tem por base o facto de a tese de doutoramento apresentada “não ser original” e, por isso, “não cumprir o regulamento de atribuição do grau de doutor” daquela universidade. A anulação do doutoramento tinha também sido aprovada, anteriormente, por unanimidade, pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia. O veredicto da escola onde a tese foi apresentada teve por base um conjunto de pareceres pedidos a especialistas.
O documento copiava parcialmente o trabalho Potencial Regional de Desenvolvimento de Redes Interorganizacionais, tese de doutoramento de Sérgio Masutti pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, em 2005.
As semelhanças começam a encontrar-se logo no resumo das duas teses. “Nas últimas décadas, a revolução tecnológica propiciou mudanças radicais no processo produtivo, informativo e nas comunicações, forçando mudanças também radicais na economia e nas exigências dos mercados”, escreve o brasileiro. O trabalho apresentado na UM tem um início em que se percebem as adaptações ao português nacional: “Ao longo dos últimos anos, a revolução tecnológica proporcionou significativas mudanças nos processos produtivos, de informação e nas comunicações, as quais geraram consequentes alterações na economia e nas exigências dos mercados”.
As consequências para a autora da tese podem, no entanto, não ficar por aqui, uma vez que os trabalhos de investigação são acompanhadas de um compromisso de honra que atesta que aquele é um trabalho original, pelo que o caso tem também que ser comunicado ao Ministério Público por poder configurar um crime de fraude.
Notícia adaptada de: http://www.inverbis.net/actualidade/universidade-minho-anula-doutoramento-plagio.html
Um caso para reflectir, não só ao nível de doutoramento mas também ao nível de mestrado. Fazemos votos que este não seja o primeiro de muitos casos.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Facebook com maior número de páginas visitadas em Portugal
De acordo com os dados do estudo Netpanel da Marktest, o site da rede social Facebook foi o que em Novembro obteve maior número de visualizações a partir do lar. Já o Google, mantém a liderança em número de utilizadores únicos.
Em Novembro de 2010, mais de 3,4 milhões de portugueses, com 4 e mais anos, navegaram em suas casas na internet, o que representou uma quebra mensal de 2.2% e a uma subida homóloga de 4.8%.
O maior aumento mensal em número de utilizadores únicos foi para domínio uol.com.br, enquanto o iol.pt.com foi o que mais aumentou em número de páginas visualizadas a partir do lar.
Neste mês, foram visitadas mais de 3,4 mil milhões de páginas, o que equivaleu a uma quebra mensal de 6,5%. Cada utilizador viu, em média, 993 páginas, menos 4.4% do que no mês anterior. O tempo despendido por utilizador desceu em Novembro para 10 horas e 36 minutos, menos 4 minutos do que em Outubro e mais 1 hora e 4 minutos do que em Novembro de 2009.
Na lista de domínios com mais utilizadores únicos, a primeira posição permanece inalterada, com o google.pt na liderança, com 3,18 milhões de indivíduos. O facebook.com manteve a segunda posição com 2 427 mil utilizadores únicos, e o google.com também manteve a terceira posição com 2 384 mil utilizadores únicos.
Em utilizadores únicos, a maior subida mensal observada na lista dos 20 domínios mais visitados ocorreu no domínio uol.com.br, que subiu 3.2% face a Outubro. O domínio hi5.com, pelo contrário, protagonizou a maior descida, de 18.1%. Está agora na 14ª posição, com 850 mil utilizadores únicos.
Quanto a páginas visitadas, a lista dos domínios com mais visualizações mantém-se encabeçada pelo facebook.com, com 858 milhões de páginas visitadas, seguido do google.pt, com 346 milhões de páginas e do google.com, com 181 milhões.
Em páginas visitadas, a maior subida face a Outubro observada no top 20 foi protagonizada pelo iol.pt, que aumentou 8.5% face ao mês anterior, para mais de 53 milhões de páginas, na 8ª posição.
No hi5.com observou-se a maior descida mensal, com uma quebra de 45.7% para 60 milhões de páginas (7ª posição).
Fonte: Marktest
Ana Correia, nº 25504
Tendências 2011: Marketing móvel, geolocalização e redes sociais
O marketing móvel, a geolocalização e a crescente importância das redes sociais são três das grandes tendências para 2011, apontadas por meios como Marketing News, Branding Strategy Insight ou Exame.
1.Crescimento da publicidade móvel. Haverá um incremento na publicidade não só em telemóveis como em tablets, com adaptações específicas, que permitirão a movimentação do mercado no desenvolvimento de aplicações, em parte graças ao contínuo crescimento da publicidade na web.
2.Incremento da publicidade em vídeo. Um estudo da IAB Spain e PwC revelou que o investimento na publicidade em vídeo duplicou na primeira metade de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2011, estima-se que o vídeo esteja envolvido numa “explosão” do sector publicitário online.
1.Publicidade baseada em geolocalização. A chegada da ferramenta “Places”, através do Facebook, marcou a entrada da rede social no sector da geolocalização e permitirá uma aceleração da publicidade de pequenos e médios negócios de âmbito local. A publicidade na internet, que permite que empresas com orçamentos limitados levem a cabo campanhas de marketing, será uma nova via de entrada de negócios que, anteriormente, não tinham a possibilidade de chegar ao seu target por um custo acessível.
2.Utilizadores mais sociais. A utilização das redes sociais por parte dos internautas continuará a crescer, ao mesmo tempo que haverá um aumento nos orçamentos das marcas para acções de comunicação nestes novos meios. Além disso, e porque os consumidores trocam cada vez mais informações em redes, as marcas terão de gerar feedbacks positivos no espaço virtual, o que as leva a necessitar de uma compreensão profunda das suas categorias. Consequentemente, os sites corporativos e de produto perderão terreno.
3.Insights em tempo real. Dado o ponto anterior, as empresas de estudos de mercado vão descobrir a necessidade de entrega de insights em tempo real, com cada vez mais frequência. Desta tendência, emergirá um novo tipo de analista de mercado que precisará de softwares como o e.life ou o TweetMeter. Pesquisas de elaboração demorada e com periodicidades longas darão lugar a investigações que acompanham os timings das redes.
4.Fim das barreiras on-line/off-line. Em 2011, assistir-se-á ao derrubar das barreiras entre os departamentos on-line e off-line das empresas. Prevê-se que as redes sociais cheguem também aos pontos de venda físicos, com sinalizações de Twitter ou aplicações que permitam o relacionamento com o consumidor nas lojas.
5.Relevância das questões éticas. Os esforços corporativos na área de responsabilidade social deverão ser credíveis, sustentados e envolventes, não basta que apoiem causas “do momento”.
6.A diferenciação pode ser emocional. Enquanto produtos e serviços continuam a proliferar, a diferenciação mantém-se como um assunto crítico para o sucesso das marcas. Ainda que a inovação esteja presente nas ofertas existentes, a crescente diferenciação estará patente no que as marcas oferecem de emocional aos seus consumidores, pela criação de sensações de reconhecimento, por exemplo.
fonte: marketeer on-line
publicado: Daniel Almeida - 25824
Mau Marketing - O caso da Ensitel
A Ensitel, uma cadeia especializada em telecomunicações, foi a palavra que mais tags obteve na rede social Twitter, durante a noite de ontem, 27 de Dezembro, após a blogger e responsável pelos serviços de comunidade Sapo, Maria João Nogueira, ter retomado o tema de uma discórdia sua com a marca.
Ao voltar a postar mais um texto sobre a empresa no seu blog, Maria João Nogueira fê-lo também no seu perfil do Twitter. Assim, outros utilizadores da mesma rede social, onde se congregam jornalistas, opinion leaders, bloggers influentes, deputados, para além de um conjunto de cidadãos com fortes ligações ao mundo das tecnologias e dos telemóveis, comentaram e opinaram sobre o caso que se arrastou até outra grande rede social: o Facebook. Também aqui a Ensitel foi comentada, ficando a reputação da marca fortemente abalada.
O caso começou quando Maria João Nogueira , em Dezembro do ano passado, recebeu um telemóvel, e depois de uma semana de uso o ter levado a uma loja da Ensitel. Após alguns dias sem telemóvel e querendo apenas a devolução do dinheiro, a cadeia especializada em telecomunicações recusou-se a fazê-lo e quando a blogger descreveu toda a situação no seu blog, a Ensitel obrigou-a a apagar todos os post que esta tinha feito sobre a marca.segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Apple e Google vistas como as mais inovadoras apesar de investirem menos
Apple e a Google lideraram em 2009 a classificação das mil empresas mais inovadoras do mundo, apesar de ocuparem, respectivamente, a 81ª e 44ª posições no ranking de investimento em Investigação e Desenvolvimento (I+D), dominado por laboratórios e empresas tecnológicas. A conclusão, avançada pelo económico Expansión, é de um relatório anual de inovação nas empresas elaborado pela consultora estratégica Booz & Company, que teve por base questionários a empresários de 450 empresas de dez sectores.
Por empresas, a indústria farmacêutica e de saúde, com a Roche na primeira posição, dominam o ranking em termos de investimento, ocupando seis das dez primeiras posições. A Microsoft, a Nokia e a Toyota surgem nas posições cimeiras em representação de outros sectores. Em termos de regiões, as empresas japonesas reduziram o seu investimento na área de I+D em 10,8%, enquanto que os EUA investiram menos 2,8% e a Europa se manteve estável em relação a 2008.
O relatório demonstra que a quantidade de dinheiro investida em I+D não garante o sucesso, o dinheiro não compra resultados e o importante é alinhar a estratégia de inovação com a da empresa», afirma José Árias, vice presidente de Booz & Company, citado pelo Expansión.
«As empresas consideradas como mais inovadoras, como a Google e a Apple, conciliam a gestão eficiente dos processos de criação e de comercialização de novos produtos», refere.
Ana Correia nº 25504
domingo, 26 de dezembro de 2010
Galp Energia leva Bolo Rei a instituições
FONTE: http://www.meiosepublicidade.pt/
Joana Barreiro - 24842
sábado, 25 de dezembro de 2010
Compras de Natal em Portugal
O estudo regista ainda que 57,1% dos portugueses pretende reduzir os gastos com o Natal em 2010 e que só 6,2% pretende gastar mais do que no ano passado.É de destacar a preferência quanto ao local de compra, pois a maioria dos portugueses (43%) admite conciliar os centros comerciais com o comércio de rua, embora quase 40% revele que comprará exclusivamente nas grandes superfícies, apesar dos esforços do comércio tradicional para atrair vendedores nesta época do ano. No final apenas 8,6% afirma que comprará exclusivamente no comércio tradicional.
Os mais beneficiados com as prendas no sapatinho são, naturalmente, as crianças. No caso dos agregados familiares com filhos – 45% dos inquiridos – todos referiram a intenção de presentear os mais novos. O segundo grupo mais privilegiado é o dos cônjuges que, em 86% dos casos, vão poder contar com um presente na noite de Natal. Um total de 60% dos inquiridos admite comprar prendas para pais, irmãos e outros familiares. Apenas 21% pretende alargar a lista de compras aos amigos.
Em qualquer faixa etária, a tendência para oferecer roupa e sapatos é notória. No caso das prendas dirigidas a crianças até aos 12 anos, os produtos mais comprados serão roupa/sapatos – 21,6% – e jogos educativos – 20,4%. Para os adolescentes entre os 12 e os 18 anos, as escolhas recaem na roupa/sapatos – 27,6% – seguidas de livros – 25,2%. No caso dos presentes oferecidos a adultos, a eleição vai, uma vez mais, para a roupa/sapatos – 17,3% – seguida de perfumes/cosméticos – 15%.
Resta saber se os movimentos bancários dão razão às televisões ou ao IPAM, a ver vamos.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Coca-cola
Natal absorve metade do investimento anual da Coca-Cola
"o mundial de Futebol, que em Junho decorreu pela primeira vez em Africa, não permitiu que a Coca-Cola se esquecesse de que o frio que chega com o Natal é o que mais aproxima os consumidores da marca mais valiosa do mundo.
Pela forte relação da Coca-Cola ao Natal, a marca prevê investir em Portugal mais de metade do seu orçamento de comunicação anual , Garantiu so Diário Económico Filipe Bonina, director de marketing da marca.
Apesar de ser politíca internacional da empresa não divulgar o investimento, dados facultados ao Diário Económico pelo MediaMonitor , da Markest, revelam que a Coca-Cola investiu, em Portugal, 25 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
O valor é, ainda assim, sujeito a alterações, uma vez que é medido a preços de tabela com grandes descontos sobre o valor real. No entanto, por outro lado, integra apenas a publicidade feita em cinema , "outdoor ", imprensa , rádio e televisão, não prevendo outros investimentos, como comunicação ou patrocínios.
A campanha "Globo-de-Neve" foi criada pela âgencia McCann Madrid , que a adaptou para o mercado nacional. Vai estar presente em mais de 90 mercados estratégicos para a Coca-Cola que foi, pela 11ª vez consecutiva, considera a empresa mais valiosa do mundo. A marca avaliada em 54,7 mil milhões de euros, segundo um "ranking" da Interbrand .
Filipe Bonina realça a importância de campanhas nesta época : "Queremos recuperar a tradição das grandes campanhas de Natal que sempre pautaram a expressão da marca nesta quadra festiva. "apesar do clima económico adverso", o mesmo responsável espera "acabar o ano com um ligeiro crescimento nas vendas totais da familia Coca-Cola".
O video da campanha já pode ser visionado em algumas salas de cinemas nacionais . Porém, a campanha só arranca oficionalmente a 24 de Novembro, quando se inicia a contagem decrescente de 30 dias para a véspera de Natal . "
Maria Garrido
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Duracell myGrid - O Carregamento fácil
A Duracell lançou agora uma grande inovação no mundo dos carregadores de aparelhos portáteis:
O fantástico "Tapete de Carga myGrid"!
É um aparelho seguro, eficaz e produtivo.
Com o carregamento drop-and-go de até 4 aparelhos de uma vez, o myGrid™ tira a frustração, e os fios, da carga dos aparelhos portáteis. Escolha o Power Clip™ ou Power Sleeve™ para o seu aparelho de mão e carregue-o no myGrid™. Existem Power Sleeves para o iPhone, iPod Touch, BlackBerry Pearl™ e BlackBerry Curve™ enquanto os Power Clips além de aparelhos BlackBerry também se enquadra para telemóveis Motorola e Nokia.
Características:
- Carregamento simples drop-and-go
- Carrega até 4 aparelhos de uma vez
- Design leve e ultrafino
- Desliga através de mecanismo automático. Suspende a carga quando cada aparelho está totalmente carregado (ou seja nunca entrarão em sobrecarga)
- Seguro ao toque e seguro mesmo a derrames de líquidos
- Energia dada por uma adaptador qualificado Energy Star
O tapete myGrid™ exige um fio, mas os aparelhos portáteis que estão a ser carregados não!
www.duracell.pt
FCB Nº 22834
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Rádio Vodafone FM arranca em 2011
A nova estação de rádio em Portugal Vodafone FM vai começar a emitir no início do próximo ano. Dedicada exclusivamente à música, a nova rádio Vodafone FM constitui, segundo explica a marca em comunicado, «um projecto inovador a nível europeu, e vai apostar na criação musical e na promoção de novas bandas e artistas. Dirige-se a um público urbano, jovem, irreverente, imaginativo, interactivo e aberto a novas experiências musicais».
Fonte: Marketeer Online
Publicada por Joana Leal nº. 24996
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
ACIBEV promove “Vinho com Moderação”
No âmbito da quadra festiva, a Associação de Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos (ACIBEV) surge com “Vinho com Moderação”, uma campanha que apela ao consumo responsável como exemplo de comportamento cultural e social, com vista à prevenção e redução do abuso e dos malefícios provocados pelo álcool.
Desenvolvido pelo sector europeu do vinho, o programa “Vinho com Moderação”, em cooperação com as autoridades competentes, tem por objectivo educar tanto o público como stakeholders, ajudando-os na tomada de decisões responsáveis no que respeita ao consumo e procurando preservar o lugar ambiental, cultural e económico do vinho na sociedade europeia.
A iniciativa “Vinho com Moderação 2010″ será apresentada hoje, em Lisboa.
Durante o período de Natal, o filme da campanha poderá ser visto nos cinemas de Lisboa.
Marketeer Online
Ricardo Lopes, Nº25262
Fundação EDP lança nova campanha institucional
A Fundação EDP lança hoje uma nova campanha institucional com o objectivo de mostrar à sociedade civil o trabalho que desenvolveu ao longo de 2010. Sob o mote “Ilumina”, esta campanha multimeios - televisão, imprensa e cinema - visa dar a conhecer a Fundação EDP como um projecto social, cultural, ambiental e científico que, através de várias actividades e projectos, “iluminou” a vida de 1 milhão e 700 mil pessoas no último ano.
Esta campanha revela e quantifica os impactos das acções da Fundação em Portugal: 351 mil pessoas viram 23 exposições produzidas ou apoiadas pela Fundação, 180 mil foram apoiadas pelo programa EDP Solidária, 25 mil famílias residentes em zonas de influência de construção de barragens foram beneficiadas, 180 mil visitaram o Museu da Electricidade e 38 mil crianças hospitalizadas sorriram com os Drs. Palhaços da Operação Nariz Vermelho.
Concebida pela EuroRSCG e produzida pela Krypton, a campanha, com realização de Augusto Fraga, estará no ar durante três semanas, e tem como principais personagens uma bailarina da Companhia Nacional de Bailado (Companhia que a Fundação apoia através da sua política de mecenato), uma jovem violoncelista da Orquestra Geração (projecto de formação musical destinado a crianças e jovens oriundos de bairros sociais) e um Dr. Palhaço da Operação Nariz Vermelho.
Terça-feira, 21 de Dezembro, 2010, Revista Marketeer Online
Micaela Nº25032
Prémio Nacional de Empreendedorismo para aluno de Marketing
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Os Sacos de Plástico terão definitivamente os dias contados?
O Parlamento aprovou um projecto-lei do PSD que estabelece uma redução de 90% no fornecimento de sacos nos supermercados até 2016, e um projecto-lei socialista para um “sistema de desconto mínimo” a quem prescinda de sacos. O desconto é de 0,05 por cada 5,00 euros em compras.
“Os agentes económicos que optem pela aplicação de um preço simbólico aos sacos de plástico ficam excluídos da obrigatoriedade de aplicação do sistema de desconto mínimo”, determina o projecto-lei do PS.
O diploma apresentado pelo PSD, por sua vez, estabelece metas de redução no fornecimento de sacos de plástico no retalho. A prova de redução deve ser feita junto da Agência Portuguesa do Ambiente.
A redução é de 30% até 31 de Dezembro de 2012, aumentando para 60% até 31 de Dezembro de 2014, e alcançando 90% em 31 de Dezembro de 2016.
A medida abrange "os agentes económicos que pratiquem tanto o comércio por grosso, como a retalho, e que tenha um quadro de pessoal superior a três pessoas”.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
A cor e a sua influência
Cor e marketing
Som/cheiro: 1%
Textura: 6%
Aparência Visual: 93%
A cor é a principal razão para a compra de um determinado produto:
Cor: 85%
Outro: 15%
A cor influencia o reconhecimento de uma marca segundo 80% dos entrevistados:
Amarelo: Optimista e jovem. Usado para atrair os clientes a partir das montras.
Vermelho: Enérgico. Aumenta a frequência cardiaca. Dá a ideia de urgência. Usado para saldos.
Azul: Dá uma ideia de confiança e segurança. Usado por bancos e em negócios.
Verde: Associado à saúde. A cor mais fácil para os olhos processarem. Usada nas lojas para relaxar.
Laranja: Agressiva. Chama a atenção para: Subscrever, comprar ou vender.
Rosa: Romântico e feminino. Usado em produtos para mulheres ou jovens raparigas.
Preto: Forte e lustroso. Usado no mercado de produtos de luxo.
Roxo: Usado para acalmar. Muitas vezes usado em produtos de beleza e anti-envelhecimento.
Cor e consumidor
Vermelho/laranja, preto e azul claro:
- Compradores por impulso
• Fast Food
• Outlets Online
• Saldos
Azul escuro e verde:
- Compradores com orçamento
• Bancos
• Grandes estabelecimentos
Rosa escuro, azul céu e rosa claro:
- Compradores Tradicionais
• Lojas de roupa
Outras influências
Para os compradores online, o design, as palavras da moda e a conveniência afectam a sua necessidade de comprar.
Design Geral
Percentagem de consumidores aos quais a sua opinão depende únicamente do design: 42%
Percentagem de consumidores que não voltam a comprar devido a estética geral do produto: 52%
Tempo
Percentagem de consumidores que não compraram um produto porque o site era muito lento: 64%
Palavras
Percentagem de consumidores que entram numa loja porque esta está em saldos: 52%
Percentagem de consumidores que compraram um produto porque tinha a palavra “garantia” inscrita: 60%
Fonte: http://www.litmanlive.me/how-do-colours-affect-purchases
Carlos Reis - 25830
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Empresas de calçado já doaram 800 pares de calçado a famílias carenciadas
iniciativa chama-se “Vamos Calçar Portugal” e em pouco mais de duas semanas já conseguiu com que empresas do sector doassem mais de 800 pares de calçado à Caritas.
«Aliar a competitividade à qualidade de vida e à responsabilidade social é o grande desafio da indústria portuguesa de calçado para o século XXI. Assim, com o objectivo de promover um país mais solidário e inspirar respostas e políticas sociais de excelência, a APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, artigos de Pele e Seus Sucedâneos) e a Caritas Diocesana do Porto lançaram a iniciativa Vamos Calçar Portugal», informa a associação.
Em termos práticos, o sector do calçado, através da APICCAPS, doará calçado à Caritas Diocesana do Porto que, por sua vez o distribuirá pelas famílias mais carenciadas.
Em sensivelmente duas semanas, mais de duas dezenas de empresas já aderiram a esta iniciativa, doando centenas de pares de calçado a famílias carenciadas.
Fonte:Marketeer on-line
Publicado por: Davide Anselmo 25156
Loja Prada localizada no deserto vai à falência
Há alguns anos, a Prada construiu uma loja no meio do nada... Mais precisamente numa estrada deserta, a oeste do Texas.
A loja foi construída por dois designers, Michael Elmgreen e Ingar Dragset, com o objectivo de promover a marca. No entanto, não haveria lá atividade comercial.
No projeto, painéis solares acumulavam energia durante o dia e à noite iluminavam as vitrines. Com as portas fechadas, do lado de fora, os visitantes podiam observar uma coleção real de acessórios da marca, como numa loja localizada num shopping, por exemplo.
Entretanto, o projeto não sobreviveu por muito tempo e a “loja” acabou definitivamente abandonada. Como resultado, as janelas foram partidas e os sapatos roubados.
Fonte: O Buteco da Net
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
II Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo – “O Desafio da Responsabilidade e da Sustentabilidade” - 17/12/10
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior acolhe, na próxima 6ª feira, 17 de Dezembro, o II Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo sob o lema “O Desafio da Responsabilidade e da Sustentabilidade”. Mais de 100 participantes com apresentação de estudos de caso e respectivos tutores estão inscritos neste evento, dos quais cerca de 80 são oriundos de Espanha, Croácia, Inglaterra e Rússia.
Orientado para a participação conjunta de professores e alunos (presencial ou virtualmente, segundo os casos), este Congresso tem como finalidade constituir um fórum de debate no qual se discutam as inquietudes de ambos os públicos em relação aos aspectos relacionados com o carácter responsável e/ou sustentável de acção levadas a cabo por empreendedores, entidades do mundo dos negócios e do sector público.
As inscrições com apresentação de trabalho(s) estão fechadas, sendo que para assistir ao Congresso, os interessados deverão proceder ao preenchimento de ficha de inscrição no dia. Os estudantes, docentes e colaboradores da UBI estão isentos de pagamento, enquanto que os externos à UBI terão de pagar uma quota de €30.
Este II Congresso é organizado pela Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo em parceria com a UBI (através da FCSH e Departamento de Gestão e Economia), Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de León e Cátedra Bancaja de Jóvenes Empreendedores da Universidade de León, o Congresso decorrerá nos anfiteatros 7.20 e 7.21 e ainda sala de reuniões da FCSH.
Arminda do Paço
The Coolest & Gaps of brands
O estudo, que abrangeu 4200 inquiridos em 28 países, dá conta de que a marca norte-americana Apple foi citada como a mais cool em todos os 28 países contemplados, seguida da Coca-Cola, Google, Nespresso e Facebook.
Uma das características que parecem ser comuns às marcas consideradas cool, segundo perguntas colocadas pelo estudo com o objectivo de perceber as razões, prende-se com a combinação de experiências online e offline proporcionadas aos consumidores.
Outra conclusão do estudo tem a ver com o facto de a catalogação de uma marca como cool não está dependente do luxo. Exemplo disso é o sector automóvel, onde as marcas KIA e Hyundai surgem melhor colocadas do que a Ferrari.
Também as experiências personalizadas nas redes sociais e a sustentabilidade são características que desempenham um papel importante nesta classificação, sendo que as marcas que não cumprem com os valores anunciados pela empresa acabam por ver a sua imagem prejudicada.
Podem também dar uma vista de olhos a http://www.brand30.net/in_english
Vejam o estudo completo
Fonte_Meios&Publicidade.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
O que é afinal o Marketing Verde???
"Muitos consumidores, conscientes da crescente preocupação com o ambiente a que se tem assistido, têm vindo a questionar-se sobre os produtos que compram e a quem compram, levando a uma mudança de atitude e tendências ao nível do marketing.
As marcas não têm sido indiferentes a estas tendências e muitas delas envolveram-se em autênticas “cruzadas verdes” e, tal tem vindo a manifestar se através da procura crescente de certificações ambientais, da associação a movimentos ecológicos e da elaboração de relatórios sobre o seu impacto ambiental. É neste sentido que se torna relevante compreender um pouco melhor as implicações do conceito de marketing verde.
Numa época marcada pela deterioração do meio ambiente, pela escassez de recursos naturais e pela pobreza, Kotler afirma que não basta atender às necessidades e desejos dos consumidores.
Torna-se necessário, também, respeitar e preservar o ambiente no qual o consumidor está inserido, surgindo assim a orientação de marketing social.
Enquadrado numa nova orientação social, o marketing verde surge como ferramenta de apoio e monitorização, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, até ao descarte do produto, procurando atender às necessidades e desejos dos consumidores e apresentando-lhes a procura do lucro aliada à responsabilidade ambiental. Segundo Peattie e Charter, a definição de marketing verde ou ambiental pode ser considerada como o processo de gestão holística responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes e da sociedade, de forma lucrativa e sustentável.
Outra definição de marketing verde elaborada por Polonski, considera o marketing verde como as actividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.
A emergência do marketing verde é fruto da constatação de que as empresas passam a ser avaliadas, não apenas com base no desempenho dos seus produtos ou serviços, mas também com base na sua responsabilidade social e ambiental. O marketing verde surge assim como ferramenta de apoio e monitorização, procurando atender às necessidades e desejos dos consumidores, num contexto de responsabilidade ambiental.
Concluindo, o marketing verde não pode negligenciar o aspecto económico do marketing e os marketeers precisam compreender as implicações de todo o processo. Os obstáculos existentes devem ser encarados como uma oportunidade para melhorar os atributos do produto, que sejam realmente percepcionados pelo consumidor como uma mais-valia. Para que o marketing verde se torne efectivo é necessário:
- Ser-se genuíno, isto é, conformidade entre aquilo que é publicitado e as reais promessas do produto;
- Educar o consumidor, demonstrando que os produtos verdes comercializados reflectem a própria cultura da empresa que implica a existência de uma política e prática ambiental credível;
- Dar ao consumidor a possibilidade de participar no processo, convidando-o a emitir inputs e envolvendo-o nas suas próprias acções."
(fonte: http://imagensdemarca.sapo.pt/opinioes/detalhes.php?id=2366)
Maria Aires de Sá
nº23201
domingo, 12 de dezembro de 2010
As palavras mais pesquisadas no Google
Facebook, YouTube, Portugal, Hi5 e Jogos foram as cinco palavras mais pesquisadas no Google em Portugal durante este ano. Segundo dados divulgados pelo motor de pesquisa, Carlos Cruz, Justin Bieber, Alicia Keys, Shakira e Lady Gaga foram os nomes mais procurados, enquanto na área de negócios, Via Verde, Empresa, Staples, Publicidade e Ikea lideram a lista dos termos mais pesquisados
Fonte:Meios & Publicidade
Publicado por: Filipa Corsino
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
iPhone 4: History Edition custa cerca de 62.700 dólares
Stuart Hughes, um joalheiro britânico, criou um iPhone feito a partir de uma pedra de meteoro polida e um dente pré-histórico, pertencente a um dinossauro Tyrannosaurus Rex.
O iPhone 4 History Edition, criado pela GoldStriker (empresa de Hughes, no ramo da joalharia), contém um handset personalizado, cuja parte de trás foi feita com uma pedra polida, pertencente a um meteoro com 65 milhões de anos. A pedra tem alguns estilhaços do dente de dinossauro, colocados no material, trazendo uma nova dimensão histórica ao dispositivo ultra-moderno da Apple.
O dispositivo contém ainda um aro de diamantes, além de um logotipo Apple feito em platina. O preço estimado do modelo é de 62.700 dólares (perto de 47.350 euros).
A empresa de Hughes especializa-se em dispositivos electrónicos de luxo, que vão desde smartphones a computadores portáteis personalizados, tendo criado recentemente um iPhone que contém diamantes no valor de 8 milhões de dólares. O novo modelo History Edition é mais uma excentricidade na gama de produtos únicos, e caros, da GoldStriker.
Publicado por: Cláudia Dias Nº20308
Fonte: www.telemoveis.com
Facebook conta com jornal diário PostPost
“O teu jornal em tempo real do Facebook”. Assim se anuncia o PostPost, um diário para a rede social que apresenta, em formato tablóide, as últimas publicações dos contactos e das suas páginas favoritas.
Quem o lançou foi a empresa de gestão de dados TigerLogic, que explica: “o PostPost é um agregador de notícias para a geração social e colecta artigos, vídeos e fotos que os seus amigos tenham encontrado e achem suficientemente interessantes para os publicar”.
“Para além disso, apresenta uma tecnologia de pesquisa avançada proporcionada pela yolink, onde os utilizadores podem pesquisar em profundidade dentro de todos os novos artigos ao longo das diferentes fontes”, acrescenta em comunicado a empresa.
Na realidade, é mais um organizador do que um jornal em si. A aplicação do PostPost utiliza as infra-estruturas do Facebook e do Javascript. Este último permite ao PostPost pesquisar e mostrar as histórias em tempo real.
A aplicação na Web do PostPost pode ser encontrada na parte superior do Facebook e permite, por exemplo, pesquisar toda a informação por secções (links, vídeos e fotografias). A partir do próprio jornal é possível comentar ou responder às mensagens publicadas pelos contactos.
Actualmente, e assim deverá ser “nos próximos meses”, segundo a TigerLogic”, o PostPost é gratuito.
Veja aqui a apresentação do PostPost:
http://www.youtube.com/watch?v=spntcQj-ZII&feature=player_embedded
Fonte: Briefing
Publicado por: Filipa Corsino
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Mitsubishi lança i-MiEV em Portugal
A Mitsubishi Motors de Portugal anunciou hoje o início da comercialização do i-MiEV, o primeiro veículo eléctrico de produção em série. Trata-se de um veículo citadino de quatro lugares com uma autonomia de 150 km, zero emissões de CO2, baixo nível de ruído e um comportamento na cidade ágil e económico.
Portugal, que foi seleccionado como um dos mercados prioritários para o lançamento do i-MiEV, é o primeiro país a iniciar a sua comercialização na Europa, um ano depois do veículo eléctrico da Mitsubishi ter sido lançado no Japão.
A MMC foi o primeiro construtor automóvel no Mundo a iniciar, com o i-MiEV, em Junho de 2009, a produção em série de um veículo eléctrico. No mês seguinte iniciou a sua comercialização no mercado Japonês.
Em Outubro de 2010, a MMC deu início à produção do i-MiEV de volante à esquerda, com especificações para o mercado Europeu, e no ano fiscal de 2011 irá introduzir o i-MiEV no mercado Norte-Americano, prosseguindo com o seu plano de lançamento a nível global.
Até Março de 2011, a MMC terá produzido 11.000 unidades do i-MiEV e, a partir de 2012, a produção do veículo será superior às 40.000 unidades/ano
Fonte:Marketeer on-line
Daniel Almeida - 25824
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Google lança eBookstore
O Google lançou sua loja virtual de livros, a eBookstore. A loja conta com centenas de livros, muitos deles de leitura gratuita.
São mais de 3 milhões de livros disponíveis em qualquer tipo de disponsitivo, seja ele laptops, netbooks, tablets, smartphones ou e-reader. Inclusive, é possível fazer o download de aplicações para o iOS da Apple e Android, do Google.
A eBookstore usa os livros já digitalizados para o Google Books, e apenas livros públicos ou de editoras que permitem a venda estão disponíveis, mas deve crescer, já que o Google Books possui 15 milhões de livros de mais de 35,000 autores de mais de 100 países em mais de 400 idiomas.
Assista abaixo o vídeo que explica melhor a Google eBookStore:
Fonte: underGoogle
domingo, 5 de dezembro de 2010
Osim Nioi – Despertador Aromático
O humor ao longo do dia muito depende da maneira como acordamos. Com este despertador, é possível acordar com uma suave brisa a pão quente, e adormecer com um aroma de lavanda para uma noite relaxada. O aparelho está ainda equipado com um alarme caso a ideia do aroma não resulte.
Copiado daqui.
Intenção ou simples exagero dos publicitários?
Um tribunal de comércio sueco considerou a subsidiária local da multinacional de cosmética L'Oreal recorreu a publicidade enganosa em duas ocasiões quando promovia os efeitos de cremes anti-envelhecimento.
As duas campanhas em causa dizem respeito aos produtos 'Vichy LIFTACTIV Pro' e 'Lancôme High Resolution' e que foram publicadas em revistas femininas, em 2006, e segundo documentos divulgados pelo tribunal induziram em erro os consumidores.
Os anúncios publicitavam que um dos cremes diminuía as rugas "à velocidade de um raio laser", diminuindo a sua visibilidade entre 43 e 70 por cento, enquanto o outro produto reduzia as rugas ao reconstituir a epiderme.
Notícia Lusa
sábado, 4 de dezembro de 2010
Chilli Beans lança vending machine de óculos escuros
"Reciclar" telemóveis antigos
Tal é possível através da instalação do sistema Snaptu, que permite a instalação de aplicações mais avançadas em telemóveis mais antigos, como sejam aquelas que permitem aceder às redes sociais.
A aplicação é gratuita e este pode ser instalado em qualquer telemóvel, desde que este permite executar aplicações Java. Para tornar o negócio viável a empresa aposta na publicidade dirigida, ou seja tem um mecanismo que identifica o país do utilizador e este apenas recebe publicidade que de alguma forma lhe possa interessar.
Que quiser experimentar pode espreitar aqui.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Apple lança iAd na Europa
A Apple irá levar sua rede de publicidade para aparelhos móveis para o mercado europeu, após o sucesso do negócio nos Estados Unidos.
A companhia afirmou nesta quinta-feira que irá lançar sua rede iAd no Reino Unido e na França em dezembro, e na Alemanha em janeiro.
A Apple lançou o iAd nos EUA em julho, para concorrer com diversos rivais, como o Google, no crescente mercado de publicidade para aparelhos móveis.
A Apple afirmou que o iAd estreia na Europa com anúncios da L'Oreal, Renault, Louis Vuitton, LG Display e AB InBev, entre outras. O serviço permite a publicação de anúncios em aplicativos para aparelhos móveis como o iPhone.
Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/apple-lancara-rede-de-publicidade-movel-na-europa
Christophe Ferreira nº21256
Emprego - Gestor de Projectos na Inesting - Agência de Marketing Tecnológico
A Inesting está a crescer e precisamos de reforçar a nossa equipa no início de 2011. Procuramos um profissional que nos ajude a realizar a gestão de projectos e acompanhamento de clientes em Portugal e, em particular, na zona da Grande Lisboa. Habilitações. Licenciatura em Marketing, Gestão ou Economia; Experiência. Experiência Profissional Mínima de 5 anos na área do Marketing, Publicidade ou Comunicação; . Privilegia-se experiência prévia em funções de Gestão de Projectos / Accounting em Agências de Publicidade; . Privilegia-se também experiência prévia em Marketing Digital; Idiomas. Domínio do Inglês e conhecimentos de Espanhol; Ferramentas . Domínio de ferramentas MS Office, MS Project e MS Visio; . Conhecimentos de utilização de SalesForce.com; Características . Organizado, determinado e confiante; . Bom ouvinte, empático e assertivo; Mobilidade. Viatura própria; . Disponibilidade para deslocações frequentes. As candidaturas deverão ser formalizadas através do formulário disponível na página de recrutamento de profissionais de marketing digital da Inesting. |
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Velocidade e cobertura são aproximadas, revela a PROTESTE. Com diferença de 9 cêntimos, os preços denunciam falta de concorrência.
De Lisboa a Braga, por carro e comboio, aquela revista testou os serviços da Optimus, TMN e Vodafone mais utilizados: os que anunciam velocidade de download a 4 Mbps e 7,2 Mbps. Incluiu ainda o mais recente da tecnologia HSPA+ que promete download a 21,6 Mbps.
A TMN revela melhor sinal, sobretudo, no comboio. Mas, nas medições de velocidades médias, que traduzem o ritmo real de descarga e envio de ficheiros, pouco separa as 3 operadoras. No download, as médias de todas ficam abaixo do anunciado nos 3 tarifários.
Falhanço maior mancha os serviços mais caros, que prometem download até 21,6 Mbps, mas são pouco mais rápidos do que os de 7,2 Mbps. A descarregar ficheiros, a velocidade máxima atingiu 8,6 Mbps e 3,9 Mbps em upload, quando anuncia 5,7 Mbps. “Ao contratar os serviços com tecnologia HSPA+, o consumidor não é informado sobre as limitações do desempenho e as zonas da Grande Lisboa e Porto a que ainda estão confinados”, critica a DECO.
Para a mesma velocidade, as mensalidades da Vodafone e da Optimus são iguais. A TMN cobra menos 9 cêntimos. A associação para a defesa do consumidor duvida de que o cenário resulte só de ajustes do mercado e já apelou à Autoridade da Concorrência para investigar e actuar. Sem diferença de preços nem de qualidade entre operadoras, o consumidor só pode escolher consoante o tráfego que utiliza. Saiba qual o melhor para o seu perfil no nosso simulador com 244 tarifários de internet
Também nos contratos, a PROTESTE detectou cláusulas abusivas, apesar de aqueles estarem sujeitos à apreciação da ANACOM. Impossibilidade de pôr termo por mau serviço ou alteração de preços, sem prazo definido para avisar o cliente, são meios para as operadoras se desculpabilizarem. A lutar por uma resposta eficaz há 5 anos com informação transparente ao consumidor, a DECO reforçou o alerta à ANACOM e ao Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
Josiane Correia, nº25851
|
Um tema de direcção comercial
A Kraft Foods anunciou recentemente que iniciou um processo de arbitragem para desafiar a tentativa da Starbucks em terminar o acordo que esta possui com a Kraft relativamente ao negócio de cafés.
A Kraft Foods acusa a Starbucks de agir unilateralmente, alegando que o acordo entre as duas empresas vale por tempo indeterminado e que a Starbucks deveria avisar com antecedência qualquer transição prevista. A companhia também disse que o contrato prevê que a Starbucks compense a Kraft Foods, respeitando o valor justo de mercado do negócio, acrescido de um prémio de até 35% desse valor.
Ao mesmo tempo, a Starbucks alega que a Kraft não cumpriu com o contrato, o que lhe dá o direito de terminar com a parceria, afirmando a rede de cafés mundial que não concorda com o termo sobre a validade do acordo.
A parceria entre a Kraft Foods e a Starbucks iniciou-se em 1998, quando o negócio de retalho da Starbucks gerava menos de 50 milhões de dólares em vendas anualmente. A partir dessa altura, a Kraft fez crescer o negócio para níveis de facturação próximas dos 500 milhões de dólares por ano. Ao longo dos anos, a Starbucks reconheceu o papel da Kraft Foods na consolidação do negócio e na presença nas lojas.
Uma notícia Hipersuper
LG. Joining Families!
"Uma imagem vale mais que mil palavras."
Life's Good ;)
Francisco Castelo Branco
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Josiane Correia, nº 25851
Com o comando Move, os utilizadores da PlayStation 3 já podem controlar jogos por movimento, anteriormente o grande trunfo da Wii. A experiência é mais realista e intuitiva.
O comando Move da PlayStation permite uma nova forma de jogar na consola da Sony: o utilizador simula um movimento real e o gesto é reproduzido no ecrã. Esta funcionalidade só estava disponível na Wii, consola da Nintendo. O comando custa € 39,90 e há jogos próprios. Também são disponibilizados títulos adaptados para versão Move (por exemplo, Heavy Rain).
Em vários jogos de desporto, disparo ou grupo, o Move oferece uma experiência muito intuitiva e realista, embora não se adeqúe a todos os jogos.
O comando Move permite controlar jogos por movimento.
Precisão e fluidez
Comparámos este dispositivo com o comando da Wii. O Move é mais confortável de manusear, por ser mais leve. Tem uma bateria interna de iões de lítio, enquanto na Wii são usadas pilhas AA. A bateria é carregada através de um cabo USB ligado à consola e a carga completa rende cerca de 20 horas de divertimento. Precisa de 4 horas para carregar totalmente, mas meia hora de carga já permite jogar cerca de 6 horas.
Nos jogos, o uso foi bastante agradável. O Move é muito sensível e os movimentos foram reproduzidos com precisão e fluidez. Alguns jogos podem acusar atrasos entre os gestos e a representação no ecrã, mas são pouco significativos (no máximo, 0,1 segundos).
terça-feira, 30 de novembro de 2010
EDP University Challenge 2010
Aí estão finalmente os grupos maravilha acompanhados pela professora maravilha que foram ao Museu da Electricidade apresentar os trabalhos para a fase final do EDP University Challenge 2010.
Uma excelente experiência que recomendamos vivamente! ;)
José Miguel Azevedo, João Delgado, Francisco Castelo Branco, Professora Arminda, Carolina Fonseca, Maria Sá, Maria Rita Garrido e Gonçalo Gomes.
Inscrição EDP University Challenge 2011 - Urgente
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Audi Quattro
A Agencia Lowe Roche Advertising de Toronto, decidiu colocar na cidade réplicas em miniatura de modelos da Audi. Adicionaram ímanes na parte inferior da miniatura para poder colocar em lugares invulgares, chamado assim atenção do público e para que esses mesmos levassem pra casa. Conseguiram transmitir a vantagem do produto e posteriormente os clientes irão recordar da marca porque esta miniatura pode ser colocada no frigorífico.
Miguel Baptista
Nº23348
General Motors
Depois de se ver mergulhada numa enorme crise, a General Motors decidiu dizer que está novamente de pé através de um vídeo criado pela Goodby Silverstein & Partners.
A título de curiosidade, a lendária fabricante de automóveis regressou no dia 18 deste mês à bolsa a valer mais de 50 mil milhões de dólares!
sábado, 27 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Evento da delta Q
Novo evento da delta Q, junta casais famosos e personaliza para cada um deles uma maquina delta Q com a história de amor de cada um.
Vejam o vídeo neste link:
http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=2347
Fonte: Imagens de marca
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Oferta de Serviço - Design de Comunicação / Marketing e Comunicação
Procuro um colaborador para uma Organização em Lisboa, em regime de prestação de serviços, para o exercício das seguintes funções:
- Concepção e operacionalização de toda a comunicação institucional
- Actualização do site do projecto
- Criação de NewsLetters, Flyers, Cartazes e Apresentações
Perfil do Candidato(a)
- Formação em áreas de Design de Comunicação /Marketing, Design Gráfico, Comunicação ou similares;
- Experiência profissional comprovada
- Experiência na concepção de Campanhas de Comunicação / Plano de Marketing
- Domínio das Redes Sociais, nomeadamente do Facebook, LinkedIn e Twitter em contexto de comunicação social, empresarial e publicitária;
- Conhecimentos de gestão de conteúdos em plataforma Web;
- Domínio das ferramentas informáticas de suporte à função
- Pessoa criativa, dinâmica, empenhada e polivalente, com forte sentido de cumprimento de datas
Caso alguém esteja interessado peço que me envie o CV actualizado para AQUI.
Cumprimentos
Paulo Farinha
Vodafone vai à “guerra” com a Optimus
Na Optimus são oferecidos 15€ a quem se juntar à Optimus TAG e mais 15€ a quem o convidou. Depois disso são oferecidos montantes de acordo com o carregamento. Até dia 31 de Março de 2011 é dado em bónus 50% do valor carregado até um máximo de 15€ de bónus. Esta campanha é valida para todas as redes.Já na Vodafone a campanha dura até 31 de Maio de 2011 e é oferecido 25% de bónus do montante carregado até um máximo de 16€. Neste caso se o caregamento for feito pelo amigo que convidamos nós também recebemos o mesmo bónus sem ter necessidade de carregar. Esta campanha é uma resposta clara à Optimus já que apenas conta para quem for Optimus.
Quem for cliente só tem de oferecer o cartão da nossa rede a algum amigo. Depois disso esse amigo tem de ligar do seu número antigo para o número dado pela rede a que quer aderir (800 91 10 90 no caso de querer aderir a Vodafone ou 800 930 930 no caso de querer aderir à Optimus) e já está.
Agora só resta esperar para ver quem sai vencedor desta guerra e se vão haver próximos capítulos."
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Nokia Pocket Dance
Acções de solidariedade das empresas fora das redes sociais
60% das empresas norte-americanas e europeias não utiliza as redes sociais para envolver os seus clientes em acções de solidariedade social, sejam elas acabar com a fome, encontrar uma cura para o cancro ou uma solução para um problema ambiental. Porém, do total de empresas, 85% afirma utilizar as redes sociais para promover as suas marcas…
Esta é uma das principais conclusões de um estudo levado a cabo pela empresa Social Media Intelligence junto de 287 empresas quotizadas no Índice Dow Jones. O documento destaca ainda o trabalho de empresas que usam as redes sociais para dar visibilidade à responsabilidade social corporativa - General Electric, IBM, Starbucks, Ford, Pepsico ou Dell - e uma das acções que mais se destacou neste campo - a”Banca para Todos”, promovida pelo BBVA.
Ao contrário, o estudo aponta o dedo à Diageo, Kodak, Heineken e Citigroup pelo mau uso das redes sociais no campo da acção social.
Artigo copiado de: http://www.marketeer.pt/2010/11/22/accoes-de-solidariedade-das-empresas-fora-das-redes-sociais/
Publicado por: Tiago Batista, nº22821
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Coca-Cola volta a investir no Natal
Presente em mais de 90 países, chega agora a Portugal a mais recente campanha da Coca-Cola, dedicada à quadra natalícia. Com o título “Globo de Neve”, o spot televisivo, desenvolvido pela McCann Madrid, pretende recuperar a tradição de Natal da marca e fortalecer a herança icónica das suas imagens, como o Pai Natal, os camiões da “Caravana de Natal” e uma aparição do “Urso Polar Coca-Cola”, à qual surge associada a música “Shake Up Christmas”, dos Train.
Dada a forte ligação da insígnia ao Natal, a Coca-cola prevê investir em Portugal mais de metade do seu orçamento de comunicação anual, numa campanha que se apresenta como uma extensão da plataforma global “Abre a Felicidade” e que estará patente num anúncio televisivo, em experiências digitais, activações no ponto de venda e numa nova decoração da embalagem, com o Pai Natal como protagonista. As acções inserem-se num novo conceito criativo utilizado na campanha global da marca, o que não acontecia desde os camiões da “Caravana de Natal”.
O anúncio pretende relembrar a importância da família e dos momentos de partilha com aqueles que nos são queridos, principalmente durante a quadra festiva que se aproxima, e pode já ser visto em algumas salas de cinema, desde o dia 15 de Novembro. Paralelamente, a mensagem “O Natal volta a ser mágico” fará parte da decoração dos eléctricos de Lisboa, bem como de alguns grandes formatos da cidade. A estreia em televisão e na rede nacional de mupis e outdoors está prevista para 24 de Novembro.
Fonte:Marketeer on-line
Publicado:Daniel Almeida - 25824
Acções de solidariedade das empresas fora das redes sociais
60% das empresas norte-americanas e europeias não utiliza as redes sociais para envolver os seus clientes em acções de solidariedade social, sejam elas acabar com a fome, encontrar uma cura para o cancro ou uma solução para um problema ambiental. Porém, do total de empresas, 85% afirma utilizar as redes sociais para promover as suas marcas…
Esta é uma das principais conclusões de um estudo levado a cabo pela empresa Social Media Intelligence junto de 287 empresas quotizadas no Índice Dow Jones. O documento destaca ainda o trabalho de empresas que usam as redes sociais para dar visibilidade à responsabilidade social corporativa - General Electric, IBM, Starbucks, Ford, Pepsico ou Dell - e uma das acções que mais se destacou neste campo - a”Banca para Todos”, promovida pelo BBVA.
Ao contrário, o estudo aponta o dedo à Diageo, Kodak, Heineken e Citigroup pelo mau uso das redes sociais no campo da acção social.
Ricardo Lopes Nº25262
Nova agência Sinapse Media aposta em rede de talentos
Relações públicas digitais e tradicionais, marketing online e offline, design gráfico e Web design e aplicações móveis são as ofertas integradas na nova agência de comunicação Sinapse Media, que conta com João Lancastre e Távora e Leonardo de Melo Gonçalves como fundadores.
Para o desenvolvimento de projectos nas referidas áreas, os responsáveis optaram por um modelo de colaboração assente numa “comunicação inteligente”, assinatura da empresa, ou numa “rede de talentos”, com o objectivo de racionalizar os recursos com foco nos resultados.
Para além dos dois fundadores, João Villalobos (Conselho em Comunicação), Luís Gagliardini Graça e João Gomes de Almeida (New Business) e Paulo Correia (Design), são alguns dos profissionais que integram a rede de talentos da Sinapse Media.
Micaela Nº25032
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Última fase da actividade de Direcção Comercial
Antes de mais, as nossas desculpas aos três seleccionados para a entrevista, pela demora da nossa resposta e um obrigado aos três seleccionados que compareceram à entrevista.
Mas depois de uma reflexão cuidada de todos os aspectos, chegamos a uma conclusão.
O nosso novo colaborador é o Sr. João Delgado, muitos parabéns.
Esperamos pelo Sr. amanhã nos recursos humanos para tratar da papelada.
Seja bem-vindo à nossa equipa.
Com os melhores cumprimentos
Recursos humanos da PT comunicações
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Desporto na UBI
As actividades de competição são dirigidas a todos os alunos, que, para além da prática regular de actividades desportivas, têm como objectivo assegurar a participação, em cada ano académico, nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Modalidades com treinos regulares:
- Futsal Feminino
- Futsal Masculino
- Andebol Masculino
- Badminton
- Basquetebol Feminino
- Basquetebol Masculino
- Voleibol Feminino
- Voleibol Masculino
- Atletismo
- Futebol 11 Masculino
- Natação
- Rugby
- Ténis
- Ténis de Mesa
As actividades de lazer são dirigidas a todos os elementos da comunidade académica da UBI (alunos, funcionários docentes e não docentes, e investigadores) e têm como objectivo proporcionar a prática regular de actividades físicas e desportivas.
- Localizada
- Pilates
- Step