Apple e a Google lideraram em 2009 a classificação das mil empresas mais inovadoras do mundo, apesar de ocuparem, respectivamente, a 81ª e 44ª posições no ranking de investimento em Investigação e Desenvolvimento (I+D), dominado por laboratórios e empresas tecnológicas. A conclusão, avançada pelo económico Expansión, é de um relatório anual de inovação nas empresas elaborado pela consultora estratégica Booz & Company, que teve por base questionários a empresários de 450 empresas de dez sectores.
Por empresas, a indústria farmacêutica e de saúde, com a Roche na primeira posição, dominam o ranking em termos de investimento, ocupando seis das dez primeiras posições. A Microsoft, a Nokia e a Toyota surgem nas posições cimeiras em representação de outros sectores. Em termos de regiões, as empresas japonesas reduziram o seu investimento na área de I+D em 10,8%, enquanto que os EUA investiram menos 2,8% e a Europa se manteve estável em relação a 2008.
O relatório demonstra que a quantidade de dinheiro investida em I+D não garante o sucesso, o dinheiro não compra resultados e o importante é alinhar a estratégia de inovação com a da empresa», afirma José Árias, vice presidente de Booz & Company, citado pelo Expansión.
«As empresas consideradas como mais inovadoras, como a Google e a Apple, conciliam a gestão eficiente dos processos de criação e de comercialização de novos produtos», refere.
Ana Correia nº 25504
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Apple e Google vistas como as mais inovadoras apesar de investirem menos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário