quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um tema de direcção comercial

O tema dos contratos contratos foi amplamente discutido nas nossas aulas. Agora têm aqui um exemplo real de alguns do aspectos abordados.


A Kraft Foods anunciou recentemente que iniciou um processo de arbitragem para desafiar a tentativa da Starbucks em terminar o acordo que esta possui com a Kraft relativamente ao negócio de cafés.

A Kraft Foods acusa a Starbucks de agir unilateralmente, alegando que o acordo entre as duas empresas vale por tempo indeterminado e que a Starbucks deveria avisar com antecedência qualquer transição prevista. A companhia também disse que o contrato prevê que a Starbucks compense a Kraft Foods, respeitando o valor justo de mercado do negócio, acrescido de um prémio de até 35% desse valor.

Ao mesmo tempo, a Starbucks alega que a Kraft não cumpriu com o contrato, o que lhe dá o direito de terminar com a parceria, afirmando a rede de cafés mundial que não concorda com o termo sobre a validade do acordo.

A parceria entre a Kraft Foods e a Starbucks iniciou-se em 1998, quando o negócio de retalho da Starbucks gerava menos de 50 milhões de dólares em vendas anualmente. A partir dessa altura, a Kraft fez crescer o negócio para níveis de facturação próximas dos 500 milhões de dólares por ano. Ao longo dos anos, a Starbucks reconheceu o papel da Kraft Foods na consolidação do negócio e na presença nas lojas.

 Uma notícia Hipersuper

Sem comentários: