quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tendências 2011: Marketing móvel, geolocalização e redes sociais

O marketing móvel, a geolocalização e a crescente importância das redes sociais são três das grandes tendências para 2011, apontadas por meios como Marketing News, Branding Strategy Insight ou Exame.

1.Crescimento da publicidade móvel. Haverá um incremento na publicidade não só em telemóveis como em tablets, com adaptações específicas, que permitirão a movimentação do mercado no desenvolvimento de aplicações, em parte graças ao contínuo crescimento da publicidade na web.

2.Incremento da publicidade em vídeo. Um estudo da IAB Spain e PwC revelou que o investimento na publicidade em vídeo duplicou na primeira metade de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2011, estima-se que o vídeo esteja envolvido numa “explosão” do sector publicitário online.


1.Publicidade baseada em geolocalização. A chegada da ferramenta “Places”, através do Facebook, marcou a entrada da rede social no sector da geolocalização e permitirá uma aceleração da publicidade de pequenos e médios negócios de âmbito local. A publicidade na internet, que permite que empresas com orçamentos limitados levem a cabo campanhas de marketing, será uma nova via de entrada de negócios que, anteriormente, não tinham a possibilidade de chegar ao seu target por um custo acessível.

2.Utilizadores mais sociais. A utilização das redes sociais por parte dos internautas continuará a crescer, ao mesmo tempo que haverá um aumento nos orçamentos das marcas para acções de comunicação nestes novos meios. Além disso, e porque os consumidores trocam cada vez mais informações em redes, as marcas terão de gerar feedbacks positivos no espaço virtual, o que as leva a necessitar de uma compreensão profunda das suas categorias. Consequentemente, os sites corporativos e de produto perderão terreno.

3.Insights em tempo real. Dado o ponto anterior, as empresas de estudos de mercado vão descobrir a necessidade de entrega de insights em tempo real, com cada vez mais frequência. Desta tendência, emergirá um novo tipo de analista de mercado que precisará de softwares como o e.life ou o TweetMeter. Pesquisas de elaboração demorada e com periodicidades longas darão lugar a investigações que acompanham os timings das redes.
4.Fim das barreiras on-line/off-line. Em 2011, assistir-se-á ao derrubar das barreiras entre os departamentos on-line e off-line das empresas. Prevê-se que as redes sociais cheguem também aos pontos de venda físicos, com sinalizações de Twitter ou aplicações que permitam o relacionamento com o consumidor nas lojas.
5.Relevância das questões éticas. Os esforços corporativos na área de responsabilidade social deverão ser credíveis, sustentados e envolventes, não basta que apoiem causas “do momento”.

6.A diferenciação pode ser emocional. Enquanto produtos e serviços continuam a proliferar, a diferenciação mantém-se como um assunto crítico para o sucesso das marcas. Ainda que a inovação esteja presente nas ofertas existentes, a crescente diferenciação estará patente no que as marcas oferecem de emocional aos seus consumidores, pela criação de sensações de reconhecimento, por exemplo.

fonte: marketeer on-line

publicado: Daniel Almeida - 25824

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