sábado, 3 de dezembro de 2011

Como os supermercados nos fazem gastar dinheiro

Quantas vezes você fez uma paragem rápida pelo supermercado para comprar um par de coisas, como leite e pão, e quando deu por si tem uma cesta cheia de compras? 

Descubra os truques que os supermercados costumam usar para atrair compradores .


1. Os carrinhos
Estão dispostos à entrada do supermercado e o seu tamanho acaba por levar-nos a enchê-los para além do que é necessário. Opte pelos cestos ou se preferir por levar os produtos na mão. Assim, é certo que apenas compra o que consegue transportar e realmente precisa. 

2. O pão, as flores e os brinquedos
Não é por acaso que as secções do pão, dos brinquedos e da jardinagem se encontram, em muitos casos, à entrada do supermercado. E se não estiverem exactamente à entrada, tem de passar por elas para chegar onde tenciona. O objectivo é fazer com que o cheiro do pão fresco, ou o aroma floral, o levem a aproximar-se destas e a não resistir aos produtos. Já os brinquedos, são um isco para as crianças. As soluções passam por deixar-se levar pelo cheiros mas não esquecer a lista e evitar levar os miúdos consigo às compras.
3. O leite

O produto mais comprado no supermercado é o leite, mas por alguma razão ele encontra-se sempre a meio ou ao fundo deste estabelecimento. É uma vez mais a estratégia de fazê-lo atravessar os corredores. É mais fácil comprar se olhar os produtos do que se nem sequer passar por eles.


4. A fruta e os vegetais (misturados)

Alguns supermercados misturam as frutas e os vegetais, ou seja, tudo o que é produto fresco. A ideia é precisamente fazê-lo pensar assim: ao misturar produtos cria-se a ilusão da frescura pela totalidade quando, na verdade, alguns podem não sê-lo. Mas como o que funciona é o conjunto, é a ele que o cliente reage.  


5. Corredores (estreitos)

Já reparou que alguns estabelecimentos têm corredores realmente estreitos? Pensa que é por acaso? Não é. O objectivo é que passe devagar por eles e olhe para os produtos expostos nas estantes. Quantas mais paragens fizer, mais produtos compra.


6. As falsas promoções

Espalhadas pelo supermercado encontram-se, por vezes, algumas estantes com o preço em destaque, o que à partida nos levaria a pensar que os produtos ali localizados estariam em saldo. Na verdade, acontece o contrário: podem até estar a um preço mais elevado. 


7. As provas grátis

Aquelas bancadas que encontramos espalhadas pelos estabelecimentos e que nos dão a provar determinado tipo de produto não só nos abrandam a marcha como despertam um sentimento de reciprocidade na nossa mente: se nos dão um presente, queremos retribuí-lo. E acabamos por comprar o que provámos.   


8. O nível do olhar

Se prestar atenção, nas estantes dos supermercados vai encontrar ao nível dos seus olhos os produtos mais caros. Os mais baratos encontram-se por cima e abaixo destes, onde os seus olhos mais dificilmente chegam. A única excepção são os cereais infantis que estão em baixo, ao nível dos olhos das crianças.


9. Os produtos próximo das caixas

Por que é que as caixas de supermercado têm junto delas estantes com revistas, chocolates ou rebuçados, e até DVD's? Porque a espera pode deixá-lo aborrecido e estes produtos estarão lá para tentá-lo. Se não tiver em mente esta ideia, será facilmente levado.

Fonte: Revista Sábado
Sofia Rocha 27602

1 comentário:

Anónimo disse...

E novidades? :P