terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comunidade de contactos influencia mudança de operador móvel

Segundo os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, a maioria dos portugueses mantém-se fiel ao operador de rede móvel. Entre os que já mudaram, fizeram-no porque os seus amigos ou familiares estão ligados a outra rede.

O estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabiliza, no trimestre móvel de Novembro de 2011, 1526 mil residentes em Portugal com 10 e mais anos que afirmam já ter mudado de operador de rede móvel, um valor que corresponde a 17.8% dos possuidores de telemóvel nesta faixa etária.


É junto da população entre os 25 e os 34 anos que se observa menor fidelidade ao operador, já que, entre os possuidores de telemóvel neste grupo etário, 23.1% afirma já ter mudado de operador.
Entre as regiões, é no Litoral Norte que se observa a maior taxa de residentes que dizem já ter mudado de operador (20.7%) e, entre os géneros, são os homens os que se mostram menos fiéis, pois 20.2% diz já ter mudado de operador móvel.

Embora a grande maioria dos portugueses, 73.5%, diga nunca ter mudado de operador, os que o fazem são motivados pela comunidade de contactos (o facto de familiares ou amigos estarem ligados à nova rede), razão apontada por 33.2% deles.

O preço motiva 25.6% dos que mudam de operador. Estas duas razões representam 58.8% do total apontado por quem diz já ter mudado de operador. Outras razões, como a maior área de cobertura ou a má assistência ou serviço deficiente, recebem menores referências (10.1% e 7.5%, respectivamente).


A análise teve como base indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest para o universo composto pelos residentes em Portugal com 10 ou mais anos.

Fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ela citadas
João M. Chamorra nº 27397

Sem comentários: