quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Portuguesa cria linha de brinquedos para crianças invisuais

Foi desenvolvida em Portugal uma linha de brinquedos dedicada a crianças invisuais ou com baixa visão, da autoria de Leonor Pereira, mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho. A linha pretende ajudar estas crianças a interagir de forma saudável com os colegas, incluindo-as a todos os níveis e proporcionando-lhes maneiras de brincar, como informa Leonor Pereira em comunicado, citada pelo site Boas Notícias.
Na produção destes brinquedos a autora teve em atenção, não só o design, mas também a qualidade estética e táctil. Assim, todas as peças são baseadas em texturas, relevos e cores, partindo de materiais como malhas e bordados, que permitem a análise pelo tacto.
Os brinquedos já foram testados por crianças de um jardim-de-infância de Aveiro, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. O feedback, esse, foi «muito positivo». Leonor Pereira, que é também professora do ensino básico, destacou que «elas perceberam o sentido da brincadeira e partilharam a mesma experiência que as outras crianças», avança o mesmo meio. A professora manifestou a vontade de tornar este projecto “mais real” e colocá-lo à disposição de todos, pelo que a futura comercialização desta linha de brinquedos poderá ser considerada.


Liliana Marques

Sem comentários: