sábado, 31 de dezembro de 2011

3.0 - A oportunidade da ominpresença.

 O mundo digital é o mundo da liberdade. Nunca como até hoje o poder esteve tão dis­perso, as minorias foram tão fortes, as frontei­ras tão irrelevantes, ou as marcas tão expostas. Preparar uma marca para vencer neste mundo digital é como educar um filho, prepará-lo para a liberdade. É isso que é educar um filho. É isso que precisamos fazer às nossas marcas. E isso só é uma opção na mesma medida em que a sobre­vivência também o é. Porque mesmo para quem não queira, as marcas já vivem neste mundo. Alguém já as lá colocou, já fala delas, já as criti­ca, já as recomenda, já as preteriu.
Se alguma ilusão se perdeu nestes anos foi que o marketing tem o controlo da comunicação das marcas. O único poder do marketing é o de poder escolher que verdades realçar para, com isso, orientar percepções. E isso só funcio­na na estrita medida em que as verdades sejam verdade. Um posicionamento forte e uma ver­dade inspiradora são meio caminho andado para um plano de marketing, mas são três quartos do caminho no que ao digital diz respeito. É esse lado inspirador e coerente das marcas fortes que lhes permite viver autonomamente. Que lhes permite ser adoradas e criticadas e sair dessas disputas sempre mais fortes. Num mundo onde as marcas não falam para os consumidores, mas com eles, caem as marcas com menor verticali­dade, as que primeiro vacilarem.
Oliveira da Serra é, acreditamos nós, por cumprir tudo isto, não só uma história de su­cesso como uma história fácil. A verdade da marca é simples, inspiradora e necessária. Acre­ditamos no amanhã. No amanhã de Portugal e dos portugueses, da nossa agricultura, do nosso olival e do nosso azeite. Na nossa força, quando unidos, e na nossa capacidade de resiliência.
Porque somos coerentes e consequentes, os consumidores foram reconhecendo isso mesmo e nos últimos anos deram-nos o lugar que me­recíamos, o da liderança. Passo a passo e mes­mo sem estar em todos os clientes, foram-nos dando, não a, mas as lideranças. Primeiro, em hipermercados, depois, no segmento de Virgem Extra, seguido dos painéis de lares e, finalmen­te, a liderança do mercado como um todo.
Vemos neste resultado um reconhecimento que a nossa verdade é só nossa e que ela é re­levante para os nossos consumidores e, porque tem uma dimensão económica relevante, tam­bém para o país. Uma marca que investe cente­nas de milhões de euros na nossa agricultura, no interior, na recuperação do olival, exportando e dinamizando saborosamente a nossa economia merece. Merece ter o melhor e mais premiado azeite deste novo século, o maior olival do mun­do e o mais belo lagar. Esta é a nossa história. Esta é a nossa verdade.
Mas a nossa verdade também se traduz em inovação. Seja pela criação da tampa Pop-Up, mais higiénica, mais simples de usar e controlar. Seja pelas novas garrafas de plástico, mais leves, mais baratas e mais amigas do ambiente. Seja pelas novas formas como estamos presentes no dia-a-dia de que quem se identifica connosco.
Uma marca, um conceito, três novas om­nipresenças.
Oliveira da Serra 15 q.b. com receitas da melhor qualidade, elaboradas em exclusivo pelo chef Vítor Sobral, mas que não exigem mais de 15 minutos de preparação.
Um website, uma página de Facebook e uma aplicação mobile para iPad, iPhone, iPod Touch e Android.
A ideia é simples. Um livro de receitas 15 q.b. interactivo. Simples de usar como as pró­prias receitas. Ominpresente, porque nestas plataformas pode ir com o consumidor para qualquer lado. Interactivo, porque os nossos consumidores cozinham, criam, reinventam e por isso queremos também aprender com eles, ver como nos inspiram e como usaram o nos­so azeite. Queremos partilhar com eles o palco e por isso podem fazer upload das suas próprias receitas e comentar as receitas dos outros e in­teragir, porque esse é o grande valor acrescen­tado deste mundo 3.0.
É com esta nova forma de expressão que deixamos de contar histórias para começar a partilhar experiências. O maior desafio será o de continuar a fazê-lo ao ritmo a que o mundo muda hoje… e amanhã!

Luís Santos, director de marketing e vendas Oliveira da Serra
In:
http://www.marketeer.pt/2011/12/21/30-a-oportunidade-da-ominpresenca/
 
Victor Seco
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