terça-feira, 22 de novembro de 2005

Marketing Tribal


Foi com a Internet e a possibilidade de criar comunidades online de partilha de interesses (sejam eles quais forem), a partir dos quatro cantos do globo, que nasceu o conceito de Marketing tribal. Mas agora já ultrapassou esta fronteira e é utilizada pelos marketeers como forma de criar uma relação mais emocional e entusiástica com os consumidores. De tal forma, que o consumo se tornou sagrado e os produtos objecto de culto.

O conceito de marketing tribal surge a partir do momento em que é possível estar em contacto com qualquer pessoa, a qualquer hora ou local. Interessa-se pela vertente sagrada do consumo, daí que esteja mais preocupada em saber quais os produtos ou serviços que ligam os consumidores de forma entusiástica e emocional.

Algumas marcas já avançaram no território do marketing tribal, criando comunidades virtuais ou físicas de consumidores; tais como:

Sumol -Cria o conceito capaz de levar os seus consumidores a sentirem-se parte de um grupo. O grupo dos sumólicos foi adoptado por todos os fãs da marca, que desta forma se encontram “unidos pelo sabor”.

Nokia – Ao lançar a N-Gage Arena, a Nokia criou o conceito de comunidade de jogadores de consolas online que já conta com 400 mil membros em cerca de 120 países.

Kit Novo Sócio do Benfica – Ao contrário das marcas de mass market, que tentam criar fortes níveis de emocionalidade com os seus consumidores, os clubes de futebol já têm esse trabalho feito, uma vez que aquilo que une os adeptos e a marca não é mais que pura emoção.


Despeço-me com emoção!

Portela

2 comentários:

Anónimo disse...

Será este blogue uma forma de marketing tribal?

Anónimo disse...

É tanta a emoção do kit novo sócio que o Luís Filipe Vieira até chora para conseguir vendê-los...