sexta-feira, 25 de novembro de 2005

O xadrez do Marketing

Um prestigiado xadrezista holandês, Hans Ree, conta uma história que a todos diverte e dispõe bem: Numa loja de Amesterdão, estava um tabuleiro de Xadrez na montra, com as respectivas peças dispostas ao contrário. Como o leitor mais versado nas artes do nobre jogo sabe, fica a casa branca à mão direita de ambos os jogadores, regra ditada pelas leis do jogo e da simetria. Ree, ao passar pela tal loja e ao dar com o erro do lojista, entrou. Falou com o proprietário, fez-lhe saber que trilhava ínvios caminhos e quis-lhe emendar os lamentáveis lapsos, para ouvir uma inesperada resposta: "Pensará o senhor que é o primeiro pedante a entrar na loja para me elucidar? Pois saiba que muitos o fizeram já e todos alguma coisa compraram, que para isso tenho eu os dotes de vendedor. Com o tabuleiro assim montado, em jeito de engodo, não me faltam xadrezistas dentro da loja". Eventualmente Ree terá, que remédio, comprado algo!

Será que é por isso que hoje vi escrito na montra de uma loja: Grandiozos Saldos Natalissios?

Já sabem: Não entrem...

EcoMkt

4 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o xadrez é um desporto fabuloso,capaz de criar diversas e belas metáforas.A própria vida é a essência do jogo, que consegue ser arte ciência. Por curiosidade sabem que par identificar crianças sobredotadas são utilizados 3áreas a mal-amada matemática, a música e o xadrez.

Desculpem a divagação mas ñ resisti, à referência a este desporto tão grandioso, que é tão sublime que alguém disse o xadrez é a "alma da minha alma".

Pr o sempre atento Ecomkt aconselho:

NEVES, J.C. (1998) "O Estranho Caso da Partida de Xadrez", Editorial Verbo, Lisboa

Uma história económico criminal, uma obra em que o professor João César da Neves cria uma simbiose entre economia, mistério e uma partida de xadrez do grande Capablanca.

Quanto ao post está muito interessante, mas essa história deve ser do conhecimento de tds os comerciantes pois ainda ñ vi nenhuma loja com um tabuleiro e peças colocado correctamente.

Aposto que brevemente vai surgir um post WrongMarketing, em que o consumidor é cativado pelo erro, chamar a atenção pelo lado negativo e talvez tenha a máxima " When something is so awful is becomes irresistible "

Anónimo disse...

Como jogador de Xadrez é obvio que a minha biblioteca já contempla esse livro. Infelizmente o facto de falares de tão "absurda" pessoa (autor) fez-me relembrar que prometi a mim mesmo jamais voltar a ler qualquer livro dele (tenho 5 ou 6)!

Alguém que no texto publico, no "Publico", compara homosexuais a deficientes mentais, tem de ter uma punição (matéria de teoria de jogos) e a minha não ler mais textos ou livros dele :)

Anónimo disse...

Apesar da minha ignorância de Teoria dos jogos e de ñ concordar com afirmação tão infeliz, não me parece também que uma saida infeliz (muito infeliz) anule a validade e interesse da obra do professor João César das Neves.

É bom saber que os jogadores de xadrez andam por aí até poderiamos realizar um torneio virtual(mail), ou não :)

Pr Ecomkt e pr os que gostam do lado mistico do xadrez e apreciam uma boa história devem ler a lenda árabe Xeque-mate do Diabo, no seguinte site:

http://www.geocities.com/CapeCanaveral/4274/xadr ezco.htm

Keep mating

Anónimo disse...

Estranho link, que como o seu autor, tão depressa desaparece, neste caso da virtualidade.
Não será antes:

http://www.geocities.com/CapeCanaveral/4274/xadrezco.htm