24/02/2016
O Digital News Initiative
vai atribuir um total de 1,8 milhões de euros a seis projectos
portugueses de jornalismo digital, resultado da primeira ronda do Fundo
de Inovação criado pela Google em parceria com publishers de toda a
Europa. A Google ainda não está a divulgar os nomes dos vencedores mas o
Jornal de Notícias avançou já que a sua proposta foi uma das
seleccionadas. José Carlos Lourenço, COO do Global Media Group, citado
pelo jornal, afirma que o «financiamento agora obtido irá acelerar o
progresso que se tem vindo a registar na performance das plataformas
digitais do JN, em particular na área da produção e distribuição de
vídeo, a área de actuação do projecto agora distinguido».
Também o Público viu o seu projecto
seleccionado e receberá, por isso, mais de 300 mil euros. O jornal diz
que o seu projecto "dará aos utilizadores das plataformas digitais um
serviço personalizado, que permitirá a cada pessoa ter um resumo da
informação que perdeu enquanto esteve sem consultar notícias. Para
personalizar a informação apresentada, a funcionalidade terá em conta
factores como as preferências do utilizador, o dispositivo usado e a
hora do dia".
Segue-se o Observador, segundo conta
Diogo Queiroz de Andrade, director criativo do Observador, na sua página
de Facebook. O profissional acrescenta que, depois do projecto de que
também é autor ter vencido o financiamento, irá abandonar o jornal.
Ao todo, a primeira ronda de
financiamento atribuiu 27 milhões de euros a 128 projectos de 23 países.
Em Outubro, a tecnológica anunciou a abertura das candidaturas e
revelou que tinha 150 milhões de euros para investir. Sendo que apenas
parte desse valor foi atribuído, o restante montante será aplicado ao
longo dos próximos três anos.
Apesar de não revelar ainda a lista
completa, a Google avança o nome de dois projectos que receberão
financiamento. É o caso do eldiario.es, em Espanha, que apresentou uma
proposta baseada no modelo de crowdfunding que irá permitir convidar a
audiência a financiar uma história por exemplo. A startup alemã Spectrm
também mereceu referência devido ao mecanismo de inteligência artificial
que propõe desenvolver e que deverá ajudar os publishers a comunicarem
directamente com os leitores.
Entretanto, também o The Telegraph já veio dizer que é um dos projectos britânicos seleccionados.
Fonte: http://marketeer.pt/2016/02/24/google-financia-seis-projectos-de-jornalismo-digital-portugueses/
Marketeer
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