A Volvo prepara-se para apresentar uma aplicação para o telemóvel cujo objectivo é substituir as tradicionais chaves utilizadas para bloquear ou desbloquear automóveis, bem como colocá-los a trabalhar. A novidade vai ser oficialmente apresentada no Mobile World Congress, a realizar-se em Madrid entre os próximos dias 22 e 25.
O plano, conta a Volvo em comunicado, é transformar a empresa na primeira fabricante automóvel a oferecer carros sem chaves a partir de 2017. Será oferecida aos clientes da Volvo a hipótese de utilizarem uma aplicação para substituir a chave física dos seus veículos, sendo que a app utiliza a tecnologia Bluetooth. A opção por esta tecnologia “vai oferecer mais flexibilidade, permitindo que os clientes beneficiem de formas inteiramente novas de usar e partilhar os seus carros”.
Um dos cenários pensados pela Volvo inclui o aluguer de automóveis em qualquer parte do mundo e a entrega da chave digital através do telemóvel. Chegado ao local, o cliente precisaria somente de localizar o automóvel via GPS, desbloqueá-lo e iniciar a viagem, evitando filas.
Adicionalmente, a utilização de chaves digitais significa que é possível enviá-las para outras pessoas para que possam conduzir o veículo.