sexta-feira, 31 de maio de 2013
Nobre oferece refeições em Lisboa
Portugueses preferem produtos Made in Portugal
http://marketeer.pt/2013/05/17/portugueses-preferem-produtos-made-in-portugal/
Margarida Fernandes - 31535
Puma traduz palavras em movimentos de dança
Tintas “Barbot” um exemplo de sucesso no Marketing
Métodos de comunicação, conhecer os produtos disponíveis e
explicação do sucesso de mercado da empresa de tintas, foram alguns dos
temas abordados na
aula aberta sobre “ Estratégias de Marketing e Inovação” que decorreu no
Polo IV.
Por: José Eduardo
Em:
Quarta, 16 de Janeiro de 2013
(...) A empresa escolhida como exemplo para o tema foi a conhecida marca de
tintas” Barbot”, que esteve representada pela sua diretora de
marketing, Cristina Veríssimo. Ao longo da palestra a convidada falou da
história da empresa, os produtos que esta tem no mercado e ainda das
estratégias de comunicação adotadas pela empresa ao longo dos anos na
hora de contatar com os mercados e os seus clientes. Uma escolha que
para Arminda Paço se deveu “ao fato de a empresa ilustrar bem o exemplo
de como transformar um produto antes direcionado para o mercado
empresarial e agora para o mercado consumidor. Isso exige muito trabalho
e criatividade” afirma.
Cristina Veríssimo confirma que uma das principais estratégias de marketing passa por “ um bom
atendimento, pois sem ele um negócio nunca pode correr bem”. A diretora
falou também que a empresa tem tido um grande sucesso porque ao longo
dos anos foi apostando mais na qualidade/preço dos produtos, através da
realização de testes para comprovar a qualidade do material.
Quanto ao contacto com o público, a criação de lojas especializadas,
catálogos com 30 mil cores à escolha, máquinas que permitem ao próprio
cliente misturar as cores para as testar, são algumas das inovações que
segundo a diretora de marketing “ vão permitir transmitir ao cliente um
sentimento de confiança em relação ao produto”. Para que uma marca seja
vendida com facilidade é preciso preparar bem as campanhas
publicitárias, estar atento à concorrência e acima de tudo ter bons
argumentos para que as pessoas comprem e pensem que o produto é fiável”.
Comentário: O que esta notícia quer transparecer é que um bom gestor de marketing deve sempre um bom comunicador e atendedor, e para além disso, este deve ser fundamentalmente inovador. Criar sempre novas estratégias de marketing deve ser importante para as pessoas terem mais por onde escolher.
SIMÃO PEDRO RODRIGUES
Nº 31514
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Marketing Financeiro: apostar na proximidade com o cliente é estratégia a seguir
Publicado a 8 de Abril 13 às 18:34
A TSF convidou os diretores de comunicação de quatro bancos para falar de Marketing Financeiro, no âmbito das conferências «Brand Makers - Comunicar com Eficácia». Estiveram presentes Filipa Roquete, do BPI, Francisco Viana da CGD, Ricardo Valadares do BCP, e Paulo Padrão do BES.
Estando a Banca a viver uma crise de imagem, também reflexo dos tempos difíceis que se vivem, a estratégia de comunicação no sector tem vindo a mudar, passando, em boa parte, pela aposta na proximidade com os clientes, principalmente com as empresas.
Esta é uma das ideias a reter do 4º debate do ciclo de conferências Brand Makers, organizado pela TSF, e que juntou os diretores de comunicação do BES, do BPI, do BCP e da Caixa Geral de Depósitos.
Este ano, com exceção do BES que vai reduzir o orçamento publicitário, os restantes bancos vão manter o investimento feito o ano passado nessa área.
As instituições financeiras lembram, no entanto, que desde 2007 esse orçamento foi reduzido substancialmente, cerca de 50 por cento.
E quando recentemente surgiram suspeitas de cartelização na Banca, os diretores de comunicação dos quatro bancos rejeitam por completo a ideia de que não haja concorrência no sector.
Comentário: Nesta notícia, reparamos que em tempo de crise, é necessário para uma boa empresa se manter em conformidade com os clientes, a sua aproximação é fundamental para que eles se sintam "confortáveis" e que gerem lealdade perante essa Organização.
SIMÃO PEDRO RODRIGUES
Nº 31514
Sumol anima festas de Lisboa
E pelo 5.º ano consecutivo, Sumol volta a patrocinar as Festas de Lisboa. A marca vai desafiar os portugueses a viver 365 dias em festa, reforçando o compromisso com a promoção de momentos de convívio e animação na cidade.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
O Marketing e o Comportamento do Consumidor
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento de compra e suas variáveis
Na atualidade é de extrema relevância conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores, pois, com essa preocupação, os profissionais de marketing e gestores empresariais podem detectar oportunidades e ameaças aos seus negócios com a possível insatisfação ou recusa de seus clientes.
2 FATOR CULTURAL
Solomon (2002 p. 371) considera a cultura como "a acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhadas entre os membros de uma organização [...] é a lente através das quais as pessoas enxergam os produtos".
3 FATOR SOCIAL
Determinados fatores como os grupos de referência, família, amigos, papéis sociais e status exercem alto grau de influência sobre as pessoas.
4 FATOR PESSOAL
As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, mas a pesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra.
5 FATOR PSICOLÓGICO
O entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.
5.1 MOTIVAÇÃO
A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
6 CONCLUSÃO
A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratégias de marketing devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo de acordo com o conhecimento percebido da maneira que cada consumidor obtém seus produtos ou serviços. Dentro deste contexto, uma análise das influências no processo de compra dos consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decisões - passa a ter uma importância fundamental.
Marketing: entendendo o comportamento do consumidor
Como entender o comportamento do consumidor?
Escolhendo a estratégia certa
- Problema x Solução: Baseia-se em apresentar um problema que possa atingir ao consumidor e logo depois mostrar o produto como sendo o meio para a solução do mesmo. Ex: Iogurtes que ajudam na digestão;
- Cenas da vida real
: Este modelo é o mais utilizado, visa inserir o produto no cotidiano das pessoas e mostrar como ele pode perfeitamente se identificar com o produto. São apresentadas cenas do corriqueiras e pessoas utilizando o produto em questão. Ex: Os famosos comerciais de margarina; - Sex-appeal
: Esta estratégia foca o erotismo. Geralmente utilizada em comerciais de cerveja, apresenta um ambiente de muito sol, praia, mulheres e todos ingerindo a tal bebida; - Ecologia: Ser sustentável está na moda, então esta estratégia visa destacar a posição da empresa em relação à preservação do ambiente. Ex: Projetos ecológicos patrocinados por instituições financeiras;
- Nostalgia: Os pontos altos desta estratégia são a historia e a tradição. Fatos acontecidos no passado que tenham relação com o produto apresentado, podem emocionar os consumidores;
- Testemunho
: O testemunho de algum formador de opinião pode ajudar os consumidores na hora da decisão da compra. A imagem do formador acaba ficando mais forte do que o produto em si. Ex: Atrizes que fazem comerciais de shampoo.
Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/marketing/marketing-entendendo-o-comportamento-do-consumidor/#ixzz2UiMjuRzp
Eliana Moreira 31318
Nani convida portugueses a irem a jogo
Sob o mote “Portugal vai a Jogo”, o Continente lançou a campanha Cada Jogo uma Final. Protagonizada por Nani, a campanha visa mobilizar os portugueses a irem ao estádio e apoiarem a Selecção Nacional, a começar pelo próximo encontro, contra a Rússia, que terá lugar no dia 7 de Junho no Estádio da Luz.
"Nivea combate o stress no trânsito em Lisboa e Porto"
Desperados oferece tempo aos consumidores
Para usufruirem destes serviços, os consumidores têm de comprar Desperados nos estabelecimentos aderentes e inserir na aplicação do Facebook o código que lhes será entregue. Cada código vale 5 minutos de tempo. Quando o consumidor reunir minutos suficientes, pode trocá-los por um dos prémios e ganhar “mais tempo para curtir”.
TMN e Samsung apresentam histórias infinitas
terça-feira, 28 de maio de 2013
"Adidas lança plataforma dedicada às mulheres"
Viu estes criminosos?
Samsung lança concurso mundial de aplicações móveis
Prémios Lusos distinguem criatividade no mundo lusófono
GfK lança plataforma Financial Market Intelligence
Financial Market Intelligence é a nova solução da GfK que reúne numa única plataforma dados sobre a conjuntura, mercado, marcas e consumidor, no sector da banca e seguros. Uma única plataforma que “reúne os tradicionais KPI’s de consumidor, do sector, de mercado e marca, até agora dispersos por diferentes estudos, nomeadamente quotas de mercado, notoriedade das marcas, da comunicação e de sponsoring, imagem das marcas e satisfação”, sublinha a GfK.
Vanessa Santos 30337
AdWin premeia consumidores de anúncios
Vanessa Santos 30337