terça-feira, 28 de maio de 2013

E terão os Portugueses repensado a sua forma de estar?

Uma análise do estudo TGI da Marktest mostra como se têm comportado os consumidores de Bebidas Não Alcoólicas e Refrigerantes com gás, agora que a taxa de IVA destes produtos foi alterada.

Comportamento do consumidor  , Grupo Marktest,  24 Julho 2012
Os dados divulgados em Junho pela Direcção Geral do Orçamento (DGO) revelam uma quebra nas receitas de IVA e outros imposto sobre o consumo no 5 primeiros meses deste ano face ao período homólogo. A revisão das tabelas anexas ao código do IVA e a alteração da tributação de diversos produtos, geraram nos consumidores um clima de instabilidade e a uma consequente retracção do consumo. Esta retracção de consumo tem já efeitos directos nas receitas previstas no OE 2012.
São diversos os produtos e serviços que viram o seu IVA passar da taxa reduzida (6%) ou intermédia (13%) para a taxa normal (23%). Mas terão estas revisões alterado os hábitos de consumo dos portugueses? E como podem as marcas cativar os consumidores no actual momento que atravessamos?
O conhecimento em detalhe dos consumidores e dos seus estilos de vida proporciona às marcas insights que lhes permitirão definir novas estratégias. Por outro lado, e de acordo com o Professor Byron Sharp, professor de Ciências do Marketing na University of South Austrália e director do The Ehrenberg-Bass Institute for Marketing Science, as marcas devem chegar também às pessoas que não compram os seus produtos com frequência.
Tomemos por exemplo o sector das Bebidas Não Alcoólicas e a categoria Refrigerantes com gás:
3.667.000 portugueses com 15+ anos consumiram refrigerantes com gás nos últimos 12 meses (44.1%) e destes 2.795.000 afirmam ter consumido no último mês. No entanto, a análise de tendências TGI revela uma quebra anual de 5.8 p.p. ao nível do consumo (TGI 2012 – 44.1% | TGI 2011 – 49.9%).
Analisando um conjunto de actividades e comportamentos, observa-se que estes consumidores, mais do que a população em geral (15+ anos Portugal Continental), frequenta restaurantes fast food (66.7% face aos 51.3% registados junto do universo TGI), pratica desporto (62.5% face aos 57% registados junto do universo TGI), de que se destacam as modalidades futebol (25.3%), seguida de jogging (21.8%) e natação (20.8%).
Por outro lado, estes consumidores são mais receptivos à experimentação de novas bebidas, o que não se verifica junto dos não consumidores deste produto.
Ao longo dos próximos meses iremos dar a conhecer alguns indicadores sobre consumidores e não consumidores de algumas destas categorias de produtos e serviços que viram o IVA tributado revisto este ano.
O conhecimento em detalhe dos estilos de vida dos consumidores permitirá às empresas a definição de estratégias orientadas para os diferentes segmentos e mercados. O TGI, presente em Portugal desde 2008, conta com 5 vagas no mercado português, analisando tendências de consumo para mais de 260 categorias de produto.

Fonte: Marktest

Afonso Carvalho 31773

Sem comentários: