oram lançados os Prémios Lusos, uma iniciativa da Break Media (detentora da Chiado Editora e da Chiado Print) que visa premiar o que de melhor se faz em língua portuguesa nos sectores da Publicidade, Comunicação, Relações Públicas e Planeamento de Media. Para se demarcar dos festivais de criatividade, os Prémios Lusos têm uma periocidade trimestral.
No entanto, para além dos prémios trimestrais, haverá uma cerimónia anual. “Todas as peças e campanhas premiadas trimestralmente irão servir para as agências e profissionais acumularem pontos que lhes permitirão serem distinguidos em várias categorias anuais, que serão entregues na Grande Gala Anual dos Prémios Lusos”, explica a organização em nota de imprensa.
No que diz respeito aos prémios trimestrais, são 16 as categorias a concurso: Filme, Imprensa, Outdoor, Media, Rádio, Digital, Activação, Design, Relações Públicas, Eficácia, Mobile, Marketing Directo, Auto-Promoção, Jovens Profissionais Lusos, Talentos Lusos e Estudantes Lusos. Cada uma das categorias conta com várias subcategorias.
O júri integra profissionais de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, e estará dividido em três grandes categorias: Publicidade, Design e Digital; Media; e Relações Públicas. A presidir ao júri de Publicidade, Design e Digital estará Eduardo Lima, vice-presidente criativo da F/Nazca Saatchi & Saatchi Brasil e presidente do Clube de Criação de S. Paulo. Na categoria Media, o júri será presidido por Manuel Falcão, director-geral da Nova Expressão, enquanto o júri de Relações Públicas será encabeçado por Mónica Jacob, directora-geral da Cunha Vaz & Associados Angola.
Em Portugal, o júri de Publicidade será composto por Diogo Anahory (BAR), Lourenço Thomaz (MSTF Partners), Duarte Pinheiro de Melo (Draft FCB), Marcelo Lourenço (Fuel), Susana Albuquerque (Lintas), Luciana Cani (Leo Burnett), José Carlos Marques (McCann), Sérgio Santos (Outbox Ativism e em representação do Clube de Criativos de Portugal) e Eduardo Correia (ISCTE Business School). Em Relações Públicas, integram o júri Miguel Moreira Rato (M Public Relations), João Villalobos (Cunha Vaz & Associados), Rodrigo Saraiva (Parceiros de Comunicação), Elgar Rosa (Pure Ativism) e José Quintela (líder da Quintela Reis & Associados e presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Relações Públicas e Comunicação).
A representação portuguesa fica completa no júri de Media através de Sandra Alvarez Baptista (Havas Media) e João Palmeiro (presidente da Associação Portuguesa de Imprensa).
As inscrições para os primeiros prémios trimestrais encontram-se já abertas no site do evento , sendo que a primeira entrega de prémios decorrerá já no próximo dia 26 de Junho no Hotel Fonte Cruz, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. No site pode ainda ser consultado o regulamento.
Carlos Guerra 31317
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