sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Excluídos por causa das licenciaturas. Isto faz algum sentido?

Transcrevo aqui uma notícia da Meios & Publicidade e pedia que me ajudassem a compreender se isto faz algum sentido.

Um account licenciado em Jornalismo? Comunicação Social? Ciências da Comunicação?
Salvou-se a Economia...
Já agora por que não Gestão ou Marketing?

"A LPM deverá assegurar a comunicação do Turismo de Portugal durante os próximos três anos. 


A agência de Luís Paixão Martins foi indicada pelo júri que avaliou o processo como a vencedora, depois das outras três agências que apresentaram propostas terem sido excluídas por não cumprirem os critérios apresentados no caderno de encargos. Além da LPM, que já detinha a conta, apresentaram-se a GCI (através da empresa EDZ), a Ipsis e a Lift. Segundo informações recolhidas pelo M&P, as razões para a exclusão das candidaturas prendem-se com o facto de os coordenadores do projecto do lado das agências não terem as licenciaturas pretendidas no concurso ou por uma assinatura digital não ter sido correctamente submetida. O M&P tentou também obter um esclarecimento junto da assessoria de imprensa do Turismo de Portugal mas até ao final do dia de ontem não foi possível.


De acordo com as intenções do Turismo de Portugal, do lado das agências concorrentes, o coordenador da equipa e interlocutor do Turismo de Portugal e os accounts teriam de ser licenciados em Jornalismo, Comunicação Social, Ciências da Comunicação ou Economia. No caso da Ipsis o coordenador da equipa era licenciado em Direito, enquanto o gestor de cliente era formado em Sociologia. Já a GCI, não referiu na sua proposta quem seria o coordenador de equipa, enquanto os gestores de cliente tinham o 12º ano e uma licenciatura em Gestão de Recursos Humanos. No caso da Lift a exclusão deveu-se à não apresentação de certificado digital da assinatura electrónica. 


O M&P tentou obter uma reacção dos responsáveis pelas agências excluídas. Apenas Salvador da Cunha, CEO da Lift, aceitou comentar o desfecho do concurso. “A Lift respondeu criteriosamente a todos os requisitos, que no entanto nos pareceram hiper-exagerados”, considera, acrescentando que “do que conheço no mercado, apenas três ou quatro empresas cumprem os requisitos exigidos”. “Na minha opinião não têm nada a ver com qualidade das possíveis propostas, mas com uma tentativa de limitar os números de concorrentes. Ao ficarem apenas com um concorrente, não só a proposta pode ser medíocre, como o preço ficará certamente colado ao limite máximo.” Sobre a razão que levou à exclusão da sua agência, Salvador da Cunha refere que “a razão teve única e exclusivamente a ver com a assinatura digital da plataforma Bizgov, que foi mal introduzida. É obviamente uma razão burocrática de exclusão. O júri parece mais interessado em encontrar razões de exclusão do que de inclusão”.

As agências apresentaram as suas propostas na véspera de Natal."

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