sábado, 3 de dezembro de 2005

II CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA

Estimados BIN

Apresento o regulamento da actividade supracitada, dado que também contempla a área científica de Marketing e o tema versa... imaginem só... o Neuromarketing.

Por este motivo lanço o desafio, em especial, aos alunos finalistas da licenciatura em Marketing.

Para finalizar e somente para aqueles que têm asas para sonhar, citando Fernando Pessoa:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte disso, tenho em mim
todos os sonhos do mundo.

E é tudo por hoje...

Saudações académicas

João Leitão

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1. ÂMBITO DA ACTIVIDADE

A actividade CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA tem por objectivo a
divulgação e partilha de conhecimentos científicos da área das ciências
económicas junto da sociedade, incentivando a redacção de artigos de opinião de
jovens especialistas sobre um leque de variados temas da actualidade.

2. DESTINATÁRIOS

A Actividade destina-se a todos os Alunos Finalistas de cursos acreditados pela
Ordem dos Economistas e a todos os Alunos de Cursos de Especialização (Pós-
Graduações, MBA’s, Mestrados, …) que já possuam licenciaturas reconhecidas
pela Ordem.

3. APRESENTAÇÃO DA ACTIVIDADE

A actividade CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA consiste na publicação de
um artigo sobre cada um dos temas propostos. No total serão 5 temas diferentes.
Os artigos poderão ser redigidos por qualquer aluno que se encontre no âmbito
do ponto 2 do presente regulamento (Destinatários).

Os artigos seleccionados e premiados serão posteriormente publicados no Jornal
de Notícias e apresentados pelos respectivos autores numa conferência
organizada pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas.

4. TEMAS
São os seguintes os temas/títulos definidos:

(i.) Política Económica “A importância do sistema de câmbios fixos na
competitividade comercial: Caso da China”

(ii.) Contabilidade “A transposição das NIC (Normas Internacionais de
Contabilidade) para a Ordem Jurídica Interna”

(iii.) Finanças “O impacto da Globalização no perfil de risco e
rendibilidade das empresas”

(iv.) Marketing “Neuromarketing”

(v.) Economia Portuguesa “A problemática do endividamento das famílias em
Portugal”

5. CRITÉRIOS DE ADMISSÃO DOS TEMAS

Os artigos deverão respeitar um limite máximo de 3300 caracteres com espaços
sob pena de serem excluídos. Adicionalmente, os artigos deverão ser redigidos
tendo em linha de conta o interesse do seu conteúdo para a sociedade em
geral e o facto de se destinarem à publicação num jornal com cobertura
nacional.

6. ENTREGA DOS ARTIGOS

Os artigos concluídos deverão ser enviados, preferencialmente por e-mail, para a
Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas e deverão incluir o
nome do autor e o seu grau académico, assim como referência à Instituição de
Ensino Superior a que pertence.

Ordem dos Economistas
Delegação Regional do Norte
Morada: Rua Ricardo Jorge 55 – 3º Dto, Porto
Tel: 222 055 670 Fax: 222 083 008
E-mail: drn.ordeconomistas@mail.telepac.pt

7. CALENDÁRIO
A redacção dos artigos irá concentrar-se no período de 1 de Novembro 2005 a
31 de Janeiro 2006.

8. JÚRI DOS ARTIGOS
Será constituído um júri composto por membros da Delegação Regional do
Norte da Ordem dos Economistas para cada um dos temas propostos, sendo a
selecção final do artigo da responsabilidade do Presidente do Júri:

Tema/Responsável

(i.) Política Económica: Prof. Dr. Daniel Bessa
(ii.) Contabilidade: Dr. José Rodrigues de Jesus
(iii.) Finanças: Prof. Dr. Oliveira Marques
(iv.) Marketing: Prof. Dr. Carlos Brito
(v.) Economia Portuguesa: Dr. Carlos Tavares

9. ARTIGOS SELECCIONADOS

A comunicação dos artigos seleccionados pelo júri será feita aos autores dos
mesmos, bem como às Instituições de Ensino respectivas. A publicação dos
artigos ocorrerá entre os meses de Abril e Maio de 2006, na versão integral,
sendo que a equipa editorial do Jornal de Notícias se reserva o direito de propor
algumas alterações de carácter editorial.

10. PRÉMIO MONETÁRIO

Será atribuído um prémio monetário no valor de 250€ a cada um dos artigos
seleccionados, que será entregue ao(s) respectivo(s) autor(es). Este prémio
monetário terá o patrocínio da Salvador Caetano.

11. CONFERÊNCIA

Os artigos seleccionados serão posteriormente apresentados numa conferência,
organizada pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas,
prevista para o mês de Maio / Junho 2006, sendo a data e local comunicados
oportunamente a todos os interessados. Durante a conferência será também
entregue o prémio monetário aos respectivos autores dos artigos seleccionados.

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1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez: na crista da informação! Obrigado pela informação. Visto que fui excluido do NeuroMarketing (não sou finalista de Marketing) lá tenho de escolher um dos outros quatro temas. Quanto à escolha dos temas, sou algo critico: então e o empreendorismo, a economia "de massa cinzenta", o plano tecnologico??? Realmente, mais uma vez prefiro o (Neuro)Marketing, mas seja como for vamos lá todos (repito TODOS) mostrar o valor da nossa "Faculdade"!