segunda-feira, 7 de maio de 2012

Samsung ultrapassa Nokia e Apple como maior fabricante mundial

A Samsung acabou com o reinado de 14 anos da Nokia como maior fabricante de telemóveis do mundo, ao vender mais dispositivos que a congénere finlandesa no primeiro trimestre do ano. A tecnológica sul-coreana superou ainda a Apple como maior vendedora de smartphones.

De acordo com dados da consultora de mercado Strategy Analytics, citados pela agência Bloomberg, entre Janeiro e Março a Samsung vendeu 93,5 milhões de telemóveis, o que representa um aumento de 36% em relação ao período homólogo. Já a Nokia comercializou 82,7 milhões de dispositivos, fixando-se no segundo lugar do pódio mundial.

A procura por smartphones da gama Galaxy ajudou a empresa sediada em Suwon, Coreia do Sul, a alcançar um resultado líquido de 5,05 biliões de won (aproximadamente 3,38 mil milhões de euros) no período em análise, mais 81% homólogos, de acordo com um comunicado emitido hoje pela empresa, citado pela Bloomberg. Os resultados superam a estimativa média de um grupo de 29 analistas inquiridos pela Bloomberg, que apontava para um lucro de 4,24 biliões de won.

A Samsung também recuperou a liderança mundial no segmento dos smartphones. De acordo com a Strategy Analytics, a gigante tecnológica asiática vendeu 44,5 milhões de smartphones no primeiro trimestre do ano, alcançando uma quota de mercado de 30,6%. Por sua vez, a Apple comercializou 35,1 milhões de unidades, o que corresponde a uma quota de mercado de 24,1%, enquanto a Nokia ocupou o terceiro lugar.

Em Fevereiro passado, a Samsung anunciou que pretende duplicar as vendas de smartphones e tablets este ano, com o lançamento de novos produtos, como o híbrido Galaxy Note. Incluindo telemóveis básicos, a empresa estima vender 380 milhões de telemóveis este ano, contra o recorde de 300 milhões de unidades comercializadas no ano passado.

As acções da Samsung já subiram 30% este ano em valor, que compara com o salto de 50% dos títulos da Apple.

Fonte: Marketeer Online

Ana Ponte nª29767

Sem comentários: