segunda-feira, 30 de maio de 2011

PREPARADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO “INESPERADA”?

«Está desempregado ou à procura de um novo emprego? O melhor é ficar a par das perguntas mais inesperadas e “estranhas” que o podem surpreender nesta “corrida”.


NOS TEMPOS QUE CORREM, mais do que nunca as empresas querem ter a certeza de que estão a contratar o talento certo. Por isso, as entrevistas de emprego são cada vez mais exigentes e transformaram-se, nalguns casos, em autenticas provas de criatividade e improvisação. Antes de ir a uma entrevista é melhor fazer o “trabalho de casa” e preparar-se para responder a perguntas tão estranhas como: Quem são os seus heróis e o que faz deles heróis?; Se pudesse convidar três pessoas vivas ou mortas para jantar em sua casa, quem seriam e porquê?; ou Como geriria um projecto para que em Portugal as pessoas passassem a conduzir à direita?

 O objectivo deste género de perguntas, técnica denominada brainteaser, é «permitir avaliar a forma como os candidatos raciocinam, como processam a informação disponível, como resolver os problemas, como usam a sua criatividade, bem como que tipo de valores defendem», explica José Bancaleiro, managing partner da consultora Stanton Chase.

 As agências criativas são as principais “defensoras” desta prática. A Torke, agência de marketing de guerrilha, já desafiou alguns entrevistados para o cargo de account a responder a perguntas como: Imagine que vai apresentar a Torke a um cliente pela primeira vez e a braguilha dele está aberta, e ainda vão chegar outras pessoas na sala… O que faria? «Nas nossas entrevistas nunca fazemos perguntas clichés, desafiamos a pessoa a pensar ou responder às coisas mais bizarras!», conta André Rabanea, sócio fundador da Torke.
 
Além deste género de perguntas, a Torke decidiu ainda contratarum copy e um director de Arte através de uma entrevista ás mães. «Não há ninguém melhor do que as mães para falar das qualidades do filho e também de como é a vida dele. Não estávamos interessados especificamente no portfólio, mas sim na vida pessoal», sublinha André Rabanea. «Fizemos pergunta como: Depois de fazer xixi ele baixa a tampa da sanita? O seu filho costuma chegar a tarde a casa ou tem uma namorada nova todos os dias?», detalha o CEO da Torke.
 A Brandia Central, por exemplo, costuma deparar as entrevistados com perguntas como: Se pedisse ao seu anterior chefe uma opinião sobre o seu perfil, o que é que ele me diria sobre si? E se fosse director geral de uma empresa e pudesse escolher quam quisesse (pessoas suas conhecidas, personalidades vivas ou mortas ou profissões) para a sua equipa, como a iria constituir? As questões «pretendem avaliar o que o candidato mais valoriza numa equipa, em termos de competências, skills ou comportamentos e atitudes», explica Joana Proença de Carvalho, directora de recursos Humanos do grupo.(…

 Fonte: Jornal Sol – Trabalho & lazer (edição de 13 a 19 de Maio)

 
Ana Pedro
Nº 26620



Sem comentários: