segunda-feira, 23 de maio de 2011

Facebook contrata Burson-Marsteller para ‘plantar’ notícias negativas sobre o Google






O Facebook contratou a empresa de relações públicas Burson-Marsteller para tentar plantar notícias negativas sobre o Google. A notícia foi avançada pelo jornalista norte-americano Dan Lyons e já foi confirmada pelo Facebook.

"Confrontado com evidências", adianta a notícia de Dan Lyons, um porta-voz do Facebook confirmou a contratação da Burson e citou duas razões: o Facebook "acredita que o Google está a fazer algumas coisas nas redes sociais que causam preocupações de privacidade; "e talvez mais importante", a empresa "ressente as tentativas do Google em usar dados do Facebook para seu próprio serviço de rede social".

As acções da Burson contra o Google começaram a gerar burburinho no início do mês, quando o blogger e pesquisador Christopher Soghoian tornou pública uma oferta que recebeu para escrever um artigo opinativo sobre violações à privacidade dos usuários supostamente cometidas pelo Google.

A oferta, feita via e-mail por John Mercurio, da Burson, incluía um tipo de mini-dossier recheado de informações negativas sobre o serviço Social Circles, do Google. Mercurio diz que poderia ajudar na elaboração do artigo e na sua publicação em algum orgão de grande popularidade, citando como exemplos o jornal "The Washington Post" e os sites Politico, The Hill, Roll Call e The Huffington Post.

Em nota à imprensa, a Burson-Marsteller disse que "o Facebook pediu que o seu nome ficasse em sigilo com base no facto de que estava a contratar a B-M para lançar luz sobre informações de domínio público e que essas informações poderiam ser facilmente replicadas pelos media de maneira independente".

"Não obstante a justificativa, este não é um procedimento aceite na Burson-Marsteller e contraria as nossas políticas", acrescenta a nota, que conclui: "Deveria, por essa razão, ter sido recusado. A nossa relação com os meios de comunicação é pautada por padrões estritos de transparência no que tange aos clientes, e este incidente reforça a inquestionável importância desse princípio".

Fonte: Folha de São Paulo






Ana Baltazar Nº 27308

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