sábado, 28 de maio de 2011

Por que umas pessoas são líderes e outras não?



O líder tem de ter características pessoais como a inteligência, o dinamismo, a criatividade, a capacidade de comunicação ou boa imagem física. A que acrescem as características comportamentais  e indicadores como a influência e a circunstancia. Mas tudo isto será suficiente para fazer um líder?




  É comum afirmar que os líderes nascem ou se fazem. independentemente dos argumentos de cada parte, é inquestionável que a conquista da liderança é sempre uma luta pelo poder. E, por isso, é de natureza conflitual. O líder tem de ter características pessoais, comportamentais e outros indicadores como a influência e a circunstância.
    Ao longo da história é possível identificar características demarcadas, atribuídas aos lideres mais reconhecidos. Mas não se consegue provar que as mesmas não se  encontrem nas restantes pessoas. Questiona-se, portanto, o facto de serem características tidas como inatas ou adquiridas.
      Dizem os especialistas que a liderança se parece cada vez mais uma arte. É aqui que se perfilam os comportamentos cuja interacção permite identificar um bom líder. Destacam-se o estabelecimento de relações de confiança, de ajuda mútua, assim como a definição de objectivos e respectivas concretização.  (...)

Revista Marketeer, nº 127, pag 44
Joaquim Reis nº 25477  

     

Sem comentários: