A Toyota Motor concordou em pagar 1,1 mil
milhões de dólares (aproximadamente 829 milhões de euros) para evitar
uma acção judicial colectiva por parte de consumidores norte-americanos
que acusam o grupo de ter fabricado alguns modelos com problemas no
sistema de aceleração.
O colectivo de queixosos alega que
alguns modelos das marcas Toyota, Lexus e Scion têm problemas de
aceleração involuntária, que estarão na origem de alguns acidentes
fatais nos Estados Unidos.
O acordo, alcançado ontem num tribunal
federal da Califórnia, permite à Toyota evitar um processo judicial, bem
como eximir-se de qualquer culpa ou responsabilidade pelos defeitos. Em
contrapartida, a marca compromete-se a cobrir os custos de substituição
dos sistemas afectados ou a indemnizar os queixosos que preferiram
desfazer-se dos veículos. «Um dos nossos objectivos primordiais tem sido
o de defender vigorosamente a segurança dos nossos veículos, e
acreditamos que o fizemos» ao estabelecer o acordo, afirma Mike Michels,
porta-voz da Toyota, citado pelo Wall Street Journal.
Segundo a mesma fonte, a imagem da
Toyota tem sido prejudicada nos últimos anos no mercado norte-americano
por causa de defeitos (alguns relacionados com os pedais) que obrigaram a
marca a recolher milhões de veículos – só entre 2009 e 2010 foram
chamados à revisão cerca de oito milhões de automóveis. A marca ficou
sob escrutínio público depois de, em 2009, um polícia da Califórnia ter
perdido o controlo do seu Lexus ES 350, provocando a sua morte e a de
mais três passageiros. O acidente obrigou o CEO da fabricante, Akio
Toyoda, a fazer um pedido de desculpas público.
Em Outubro passado, a Toyota ordenou a recolha de
7,43 milhões de veículos à escala mundial, após ter detectado um
potencial problema nos vidros eléctricos em quatro modelos. Em Portugal,
a marca chamou à revisão cerca de 21 mil veículos devido a este
problema.
Recuperar a liderança mundial
Apesar dos problemas e dos vários
processos que tem sido alvo, a Toyota prepara-se para recuperar o título
de maior fabricante mundial de automóveis este ano, segundo a agência
financeira Bloomberg. A marca nipónica estima fechar 2012 com um aumento
das vendas na ordem dos 22%, para 9,7 milhões de veículos
comercializados – um novo recorde desde o ano 2000.
Além disso, a Toyota estima vender 9,91
milhões de unidades em 2013 – incluindo as vendas das subsidiárias Hino
Motors e Daihatsu Motor –, apesar de esperar uma quebra de 15% no
mercado doméstico, o japonês.
Fonte: Marketeer online
Ana Ponte
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