quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Sapatos de cortiça, pele de galinha ou porco hipoalérgico


por Sara Ribeiro
Cortiça, pele de pata de galinha ou pele de porco hipoalérgico são algumas das novas tendências do calçado português que está a conquistar o mundo a ‘passos largos’.Os sapatos portugueses continuam a passear pelas ruas do mundo. Mas a nova aposta das empresas nacionais está nos produtos ecológicos e terapêuticos. Cortiça, pele de pata de galinha ou de pele de porco hipoalérgico são algumas das matérias-primas que estão na moda para fabricar sapatos biológicos.
A Ferreira Avelar – que tem como cliente o presidente francês Nicolas Sarkosy – lançou no mês passado, na Mican, uma das principais feiras mundiais do sector em Itália, a nova linha Cork&Style, que alia a cortiça «a um produto da moda, actual e com design arrojado», explica Ruben Avelar, responsável da área de Sales&Marketing da empresa.
Inovação e poupança
A ideia surgiu após uma das reuniões entre a administração e o departamento comercial para definir estratégias comerciais para 2011. Um dos pontos discutidos «foi a subida absurda dos preços do couro nos últimos meses e qual seria a possibilidade de encontrarmos uma matéria-prima, com qualidade e biodegradável, algo essencial para o futuro da humanidade, além, claro, do preço inferior ao do couro», explica Ruben Avelar. «A cortiça reúne todas as características, além de ser um produto nacional», acrescenta.
Por enquanto, a linha Cork&Style disponibiliza cinco modelos com um preço que se situa entre os 50 e os 70 euros, mas a Ferreira Avelar vai aumentar a oferta para 10 já na próxima colecção de Inverno.
O futuro do calçado vai passar «por encontrar matérias-primas alternativas e viáveis ao couro que, por diversos factores, tende a encarecer. Por isso, o sapato de couro vai transformar-se num produto de nicho, acessível apenas às classes média-alta e alta», sublinha Ruben Avelar.
A sustentabilidade ambiental e o bem-estar também fazem parte dos pilares estratégicos da Softwave. Recentemente criou um novo sistema, o GoAir, que consiste em forrar os sapatos com pele de porco hipoalérgico, isento de crómio. Estes sapatos biológicos «são um pouco mais caros devido ao tipo de materiais e à complexidade da construção. Mas são o futuro da nossa sociedade. Os custos da saúde somados ao grau de poluição estão são cada vez mais importantes no desenvolvimento de novos produtos», adianta Orlando Santos, brand manager da Softwave.
Os preços da gama de pele de porco hipoalérgica da Softwave variam entre os 90 e os 150 euros. Os consumidores «estão cada vez mais exigentes e conscientes do que compram. Como tal, procuram uma mistura de moda com saúde e qualidade de vida. Como produtores, temos que oferecer produtos mais completos e inteligentes, de forma a mantermos a idoneidade das marcas. Os sapatos biológicos podem ser uma das soluções.», explica Orlando Santos.
Peles para todos os gostos
A Mariano, empresa de São João da Madeira, lançou no ano passado sapatos de pele de pata de galinha, um produto arrojado, mas que não é para todos os ‘bolsos’. Por serem peles muito pequenas e toda a concepção do sapato ser feita à mão, os preços oscilam entre os 300 e os quatro mil euros.
Os sapatos de peles exóticas têm como principais destinos os mercados externos, com a França, a Alemanha, o Canadá e o Japão no topo das vendas das empresas de calçado.

sara.ribeiro@sol.pt

Dulce Ruano 27249

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