quarta-feira, 2 de março de 2011

Redes sociais
Facebook reforça combate a comentários insultuosos

02.03.2011 - 20:20 PÚBLICO

Thierry Roge/Reuters

Alguns sites já têm vindo a adoptar o Facebook no seu sistema de comentários

O Facebook anunciou o lançamento de um plug-in actualizado que permite a outros sites - por exemplo sites noticiosos - aperfeiçoarem o seu sistema de gestão dos comentários e evitarem os comentadores insultuosos, agressivos ou grosseiros.

Alguns sites já têm vindo a adoptar o Facebook no seu sistema de comentários, com o objectivo de desencorajarem os comentários anónimos. Se uma pessoa decidir comentar uma notícia sob a égide da sua verdadeira identidade no Facebook, isso torná-la-á mais responsável e menos insultuosa nas suas opiniões.

De acordo com o Facebook, uma série de sites - incluindo o Discovery.com, a Examiner.com e a Economist.com - já incorporaram esta actualização.

Apesar de inúmeros sites de jornais (incluindo o site do PÚBLICO) já incorporarem os comentários feitos através do Facebook às notícias em questão (basta autorizar a aplicação para que as duas plataformas fiquem ligadas), a verdade é que os comentários anónimos ainda são permitidos em quase todos eles. Com esta actualização do plug-in, a ideia é levar este conceito um passo adiante, obrigando os internautas a registarem-se no Facebook.

“O Facebook quer facilitar as conversas de qualidade. O plug-in de comentários torna o debate online mais parecido com uma conversa na vida real, ao incentivar as identidades verdadeiras a fim de criar diálogos mais relevantes e significativos na Internet”, disse à Information Week um porta-voz do Facebook.

Esta actualização do plug-in fará igualmente com que os comentários mais interessantes e que receberam mais “likes” sejam puxados para a dianteira, ao passo que os menos interessantes irão ficando para o fim.

Paralelamente, o “Le Monde” indica igualmente que a nova plataforma irá igualmente propor aos administradores dos sites a possibilidade de acederem a funções avançadas de moderação, nomeadamente a possibilidade de serem banidas determinadas palavras.


© Público Comunicação Social SA

Stephanie Pessoa - 1 Ano

1 comentário:

Helder Ribeiro disse...

Boa he he eu que ate já tive problemas com o Face...será que vou ter com outros sites agora??!!