quarta-feira, 2 de março de 2011

O novo programa estreia hoje à noite no canal britânico Channel 4
Jamie Oliver quer mudar a receita do ensino no Reino Unido

02.03.2011 - 20:26 Luísa Teixeira da Mota

Foto: DR

A equipa da "Dream School" liderada por Oliver

Vinte jovens entre os 16 e os 18 anos. Algumas das figuras mais inspiradoras de Inglaterra. Sete episódios. Estes são os ingredientes do chef britânico Jamie Oliver para a sua nova receita: uma escola de sonho (“Dream School”).

Depois de ter promovido uma campanha em que procurou mudar a qualidade da comida servida nas escolas inglesas (substituindo as refeições repletas de fritos por outras que contivessem vegetais), o cozinheiro de 35 anos lança-se agora num projecto que promete levar jovens dos 16 aos 18 anos a voltar a estudar.

O programa de televisão, que começa a ser emitido hoje no canal britânico Channel 4 e que vai ser dividido em sete episódios, quer encorajar 20 adolescentes, que deixaram a escola com poucas qualificações, a dar à educação uma segunda oportunidade.

Com a ajuda de “experts” das mais variadas áreas, Jamie Oliver, que abandonou a escola aos 16 anos e cuja educação foi dificultada por sofrer de dislexia, quer fazer por duas dezenas de adolescentes o que não fizeram por si. No “trailer” do novo programa Jamie começa por dizer: “Voltando aos dias em que eu andava na escola, eu era lixo. E tal como acontece a muitas crianças hoje, eu achava muito difícil aprender.” Mas ao mesmo tempo que com giz de várias cores desenha num quadro preto uma escola, Oliver esboça um sorriso para a câmara e pergunta: “o que aconteceria se pudéssemos transformar uma escola numa escola de sonho?”

Figuras como o cientista e professor Robert Winson; o historiador David Starkey; a advogada Cherie Blair; o jornalista e assessor político Alastair Campbell; o actor Simon Callow; o DJ e membro da banda Soul II Soul, Jazzie B; e Daley Thompson, atleta mundialmente reconhecido, fazem parte da equipa de personagens que vão tentar mostrar aos jovens ingleses que a escola pode ser “cool”.

Com uma reintrodução à aprendizagem e um apoio de longa duração para aqueles que decidirem prosseguir os estudos, a “Dream School” conta com o apoio do YouTube que irá disponibilizar online vários conteúdos sobre o programa, incluindo um canal com vídeos das aulas inteiras dadas pelos professores bem como outros elementos interactivos. “Todos poderão ir à ‘Dream School’”, diz David Glover do Channel 4.

No Reino Unido, onde se estima que 47 por cento dos jovens abandona a escola com 16 anos, nem todos podem ter a sorte de Jamie Oliver que, sem terminar o ensino secundário, se tornou num dos chefs mais populares do mundo.

Oliver "alimenta" mentes há 12 anos

James Trevor Oliver prendeu o público ao ecrã quando em 1999, com apenas 23 anos, se estreeou na televisão britânica com o programa “The naked chefe” (ou em português, o chefe nu). A série que punha a nu, não o cozinheiro loiro de olhos azuis, mas as suas receitas, e que pretendia mostrar que não é preciso instrumentos profissionais e ingredientes raros para cozinhar bem, teve um sucesso inesperado e levou o jovem cozinheiro a escrever o seu primeiro livro de receitas.

O livro, com o mesmo nome da série, tornou-se um imediato best-seller. E, a partir daí, Jamie Oliver estava lançado. Os seus programas de televisão são hoje emitidos em 100 países em todo o mundo, traduzidos em 30 línguas e fizeram de Oliver um multimilionário.

Depois de ter inspirado homens e mulheres a disfrutar do tempo passado na cozinha, e aproveitando o status que conseguiu atingir nos últimos anos, Jamie Oliver revela que com o novo programa quer “inspirar os não inspirados”.

Em entrevista ao The Guardian, Jamie declara que a grande questão é: “há apenas miúdos inteligentes e miúdos burros, ou haverá outras maneiras de motivar pessoas que passaram um mau bocado na escola?”

O programa, que será um desafio para os jovens participantes, será também uma missão difícil para os professores que terão a tarefa de transportar a sua experiência de vida, enquanto profissionais numa determinada área, para uma sala de aula cheia de alunos descrentes no sistema de ensino tradicional.

Num dos vídeos disponíveis no site oficial de Jamie Oliver, uma das figuras que desempenhará o papel de professor na “escola de sonho”, David Starkey, o historiador, apresentador de rádio e televisão, diz aos seus alunos com uma voz imponente: “Vocês têm uma mente. A coisa mais importante sobre vocês.”

Com a estreia do programa hoje, às nove da noite no channel 4, os telespectadores vão poder acompanhar o novo menu de Jamie Oliver: o sistema de educação britânico.


© Público Comunicação Social SA

Stephanie...podias ter publicado também esta...aí está uma boa ideia para o póster...

Sem comentários: