O grupo Volkswagen vai «ressuscitar» a sua carrinha «pão de forma», um ícone que foi lançado em 1950 e que rapidamente se tornou o carro favorito dos hippies pelo seu estilo único e espaço abundante.
O novo modelo Bulli - a alcunha com que era conhecida na Alemanha foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra esta semana. É uma versão mais moderna, com seis lugares, alimentada por um motor eléctrico e utilizando um iPad para controlar todo o sistema de entretenimento, controlo de temperatura e outras funções.
O maior fabricante de automóveis europeu refere que o Bulli tem uma autonomia movida a electricidade de 300 quilómetros, o que é bastante, considerando que o recente eléctrico Nissan Leaf tem uma autonomia de 200 quilómetros. O Bulli pode atingir a velocidade de 140 quilómetros por hora.
A carrinha Volkswagen «pão de forma» foi uma ideia de um importador holandês da marca alemã, Ben Pon, que em 1947 traçou uma espécie de autocarro simples construído sobre as rodas de um Volkswagen «carocha». O primeiro modelo de «pão de forma» foi construído entre 1950 e 1967, seguindo-se outras versões.
O conceito deste Bulli é ligeiramente mais curto e mais largo que o original, com uma frente menos quadrada, mas tem uma série de originalidades, como um banco para três pessoas na frente e pintura de dois tons. No entanto, os mais curiosos terão de esperar porque a Volkswagen não confirmou que este conceito Bulli vá para a linha de produção.
Sem comentários:
Enviar um comentário