segunda-feira, 7 de abril de 2008

O marketing do pão

De acordo com o relatório “Bakery Products: A Global Strategic Business Report”, realizado pela Global Industry Analysts, a Europa domina o mercado global dos produtos de panificação, estimando a consultora que a quota de mercado do Velho Continente deverá rondar os 43,85%, em 2007.

O relatório relata ainda que, tanto na Europa Ocidental como nos Estados Unidos da América, as principais cadeias retalhistas utilizaram, no passado, os produtos de panificação como líderes nas perdas de modo a aumentar o volume das vendas globais. Esta realidade fez com que os fabricantes tivessem adoptado descontos nos preços em categorias de produtos como o pão, resultando na diminuição das margens, refere o relatório. De modo a contrariar esta realidade, «os fabricantes desenvolveram novos produtos com maior valor acrescentado, com o objectivo de atrair preços Premium, avançando para produtos orgânicos, pães e bolachas ricas em vitaminas e cereais de pequeno-almoço», avança a Global Industry Analysts, salientando que «para uma maior aproximação ao consumidor, estes produtos são oferecidos em embalagens unitárias e de fácil transporte, proporcionando conveniência ao cliente».

O relatório que analisa o mercado mundial de produtos para panificação por segmento e região geográfica, prevê que, em 2010, estes produtos deverão ter um valor de mercado próximo dos 407 mil milhões de dólares (263 mil milhões de euros), considerando uma variação positiva anual, no período de 2001 a 2010, na ordem dos 3,9%.

«As empresas que consigam antecipar as exigências e preferências dos consumidores, introduzindo sabores novos e diferentes, irão aumentar a sua competitividade, bem como a respectiva quota de mercado»

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