domingo, 6 de abril de 2008

O último discurso do professor

Um professor de informática vítima de cancro do pâncreas comoveu os Estados Unidos com uma "última palestra" dedicada aos seus alunos. Um discurso humorado de quem sabe que vai morrer em breve.
*
Se soubesse que ia morrer, que mensagem gostava de deixar? Foi para responder a esta questão que um professor de informática norte-americano subiu ao palco da Universidade Carnegie-Mellon, para dar a sua "última palestra". O humorado testemunho deste doente terminal de cancro do pâncreas comoveu o seu país e vai agora ser editado em livro.

Na universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, é tradição os professores fingirem que estão a morrer e darem a sua "última palestra", onde têm a possibilidade de passar aos estudantes as suas maiores lições da vida. Para o professor de informática, Randy Pausch, esta foi mesmo a última vez que falou aos seus alunos: os médicos dão-lhe cinco a seis meses de vida.

Nem o cansaço extremo provocado pela cirurgia a que foi submetido e os posteriores tratamentos lhe tiram o ânimo. Mesmo sabendo que não vai poder ver os seus filhos crescer, começou a palestra afirmando que "é feliz", que possivelmente estaria "em melhor forma física do que muitos dos presentes" - comprovando-o ao fazer flexões - e que estava "farto de falar de cancro", portanto não seria essa a conversa da noite.
*
*
Notícia copiada do Expresso
(para ler a notícia completa, clique no título)
*
É nos grandes momentos que se descobrem os grandes carácteres. Palavras para quê?

2 comentários:

Ana disse...

"We cannot change the cards we are dealt,just how we can play the hand"
Impressionante a boa disposição e a eloquência de alguém que sabe que tem apenas alguns meses de vida.É também impressionante o seu bom-humor e o valor que dá à vida.Deveríamos aprender com estas situações.Muitas vezes lamentamo-nos,quando existem pessoas que têm verdadeiros motivos para o fazer e não o fazem.

Anónimo disse...

76 minutos bem aproveitados:

http://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo&feature=related