quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cegos voltam a ver com olho artificial


A operação foi realizada no Moorfields Eye Hospital, em Londres, e consistiu na implantação de um olho artificial, que capta imagens a partir de uma pequena câmara colocada nos óculos do paciente.

Estas imagens encontram-se por sua vez ligadas a diversos eléctrodos localizados na parte de trás do olho artificial, refere o portal VNUNet.

Este hospital foi um dos três primeiros na Europa a testar a tecnologia, o que levou o cirurgião Lyndon da Cruz a afirmar que "é muito especial fazer parte de um programa que está a desenvolver um novo tipo de tratamento para os pacientes que de outra forma não teriam melhorias na sua visão".

Apesar de ser uma boa conquista para o mundo da ciência esta tecnologia apenas se provou 100 por cento eficaz para os invisuais que sofrem de Retinitis Pigmentosa.

Para quem sofra de outros tipos de cegueira é possível recuperar apenas alguns graus de visão, permitindo a estes pacientes ver luz e sombras e para que lado se movimenta um objecto.

Depois desta operação os pacientes vão agora ser analisados a longo prazo e as autoridades britânicas prevêem que este esteja disponível nos hospitais dentro de três ou cinco anos.


in MKTONLINE.NET

1 comentário:

Miss D disse...

Um olho biónico... :)
É fantástico ver a medicina e a robótica evoluirem juntas.