sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Projecto Apollo


As empresas estado-unidenses Arbitron e VNU lançaram conjuntamente o projecto Apollo, um painel que visa estudar o impacto que a publicidade tem no comportamento de compra dos consumidores.
O projecto combina duas tecnologias já utilizadas de forma independente em estudos dos mercados.
Por um lado está o Homescan (os alunos de Estudo do Mercado já conhecem) utilizado no painel de lares da ACNielsen, que regista os códigos EAN (códigos de barras) de todos os produtos de certas categorias que o consumidor compra para o seu lar (mercearia, limpeza caseira, higiene pessoal e frescos).
Por outro está o PPM (Portable Personal Meter) da Arbitron, um aparelho do tamanho de um telemóvel (foto da direita) que permite registar o que o consumidor ouve na rádio ou vê na televisão.
O projecto Apollo relaciona a publicidade que o consumidor ouve/vê registada pelo PPM com aquilo que ele compra, tal como registado pelo Homescan. Para além das duas tecnologias é também recolhida informação complementar com recurso a inquéritos.

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