quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Marketing em tempo de crise

Um estudo sobre o Grande Consumo em Portugal, da Kantar Worldpanel indica que 73% dos portugueses sentem a crise, o que significa que estão a planear e racionalizar mais as suas compras. O estudo indica que nesta situação os consumidores vão menos vezes aos pontos de venda, onde compram cabazes maiores de bens de consumo.

Nos primeiros oitos meses de 2010 os lares portugueses estiveram mais ausentes do ponto de venda. A diminuição da frequência de compra, que é uma tendência global em vários sector, como por exemplo, o sector têxtil, teve uma quebra de 13.5% na frequência de compra, 5% nos bens de grande consumo e de 16.7% nos combustíveis, em comparação com o mesmo período de 2009.


Revela ainda o estudo que no nosso país, as preocupações com o desemprego e a conjuntura reflectem-se na retracção do consumo, sendo que nos bens de grande consumo assistiu-se nos primeiros meses do ano a uma quebra de valor de 2.6% e de volume 1.3%.


De acordo com Paulo Caldeira, Director de Comunicação da Kantar Worldpanel em Portugal, este estudo permite «percebemos que a actual conjuntura está a mudar significativamente os hábitos do consumidor nacional, relativamente ao que compram, a forma e a frequência com que fazem compras».

Outro dos dados indicado foi o crescimento da Distribuição Moderna, verificando-se que 39% dos lares deixaram de fazer compras no Comércio Tradicional, estando o decréscimo do comércio tradicional muito relacionado com os produtos frescos, uma das fortes apostas da Distribuição Moderna nos últimos anos. A Distribuição Moderna representa hoje 86% do valor gasto em bens de grande consumo, pelas famílias portuguesas. (Notícia adaptada de aqui )

Tendo em conta o contexto actual e os resultados deste trabalho questiona-se: 

Qual o papel do marketing em tempos de crise?

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