sexta-feira, 2 de abril de 2010

Panorana da situação das Redes Sociais na Internet II


O crescimento do investimento online poderá ser limitado pela carência de profissionais que saibam trabalhar essas ferramentas.

O alerta foi dado no Reino Unido pela empresa de recrutamento Major Players, que refere que nos últimos dois anos houve um crescimento de 390% no número de candidatos com experiência em meios sociais. No entanto, estes apenas representam 2% do total de talento disponível para recrutamento. Com o investimento em meios sociais a crescer 34% ao ano, nos próximos cinco anos, o número de profissionais poderá demonstrar-se limitado.

“As empresas que queiram desenvolver esta área devem olhar para jovens licenciados porque estão mais à vontade com os media sociais e mais intuitivos no uso de tecnologia”, declarou o responsável da empresa.

Isto até pode não ser um problema tendo em conta os resultados de o estudo do CMO Club e da Hill & Knowlton indicarem que 84% dos directores de marketing investem menos de 10% dos seus orçamentos em redes sociais e meios de comunicação não tradicionais, apesar de estar a aumentar o número de adultos que utilizam a Internet e que têm perfis em redes sociais (em 2005 representavam 8% e em 2008 passaram para os 35%).

O estudo demonstra ainda que sete em cada dez directores de marketing afirma ter níveis de conforto médios ou elevados em relação à utilização de meios de comunicação não tradicionais. Apesar disso, poucos são os que os incluem nos planos estratégicos das suas marcas.

Entre os directores de marketing, 29% afirmam ter uma política em relação às redes sociais que é largamente adoptada dentro da empresa, ao passo que 31% estão na fase de desenvolvimento desta política e 26% afirmam que têm uma política mas que esta não tem sido adoptada nas suas empresas.

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