sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Valerá a pena publicitar descontos?

Recentemente surgiu-me uma dúvida relacionada com os descontos, e e venho por este meio apelar à comunidade Bimarketing:
Imaginem uma campanha a operar num segmento de mercado X através do envio de Cartas. Qual seria mais eficaz, enviar informações dos produtos Y (características, preços, etc) ou um cupão anunciando um desconto?

Será que os cupões de desconto ainda são uma ferramenta eficaz? No Macdonald's funcionam bem, mas funcionarão da mesma maneira para produtos de elevado valor? Será que a mentalidade do consumidor mudou e vê o desconto como publicidade enganosa?

M

2 comentários:

Ana disse...

Penso que depende muito do tipo de produto e das suas características.
Em produtos de compra frequente e aos quais o consumidor não dedica muito tempo a pensar se compra a marca A ou B penso que os descontos funcionam bem.
No entanto,um produto em que a compra tenha de ser muito pensada,como uma casa ou carro, o envio das informações sobre as características do produto seria mais eficaz na minha opinião.
Em conclusão,não há receitas...

Paulo Duarte disse...

Estou totalmente de acordo com a Ana. Neste caso o tipo de produto é essencial para ditar qual a estratégia mais apropriada.

Contudo há sempre uma solução de recurso.

Envia as informações+cupão de desconto.

Em qualquer dos casos é fundamental dosear muito bem a quantidade da informação se queremos que seja efectiva lida.

Um braço