quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lidl e Carrefour reagem à posição da Mercadona

Lidl e Carrefour decidiram aproveitar a “revolução” que as medidas comerciais anunciadas pela Mercadona causaram junto dos distribuidores e grandes fabricantes espanhóis.


Depois do anúncio por parte da Mercadona, que colocou em marcha um programa de redução de custos para baixar os preços, o que na prática se traduz na redução do número de referência nas suas lojas, deixando de estar presentes nos lineares da Mercadona entre 600 e 800 referências num total de 9.000, a concorrência directa da Mercadona resolveu contra-atacar.

Assim, estes dois retalhistas reviram as respectivas estratégias e definiram novas políticas comerciais para atrair os consumidores que não encontram nas lojas Mercadona os seus produtos favoritos.

No caso do Lidl, a companhia que detém 470 lojas e 2,5 milhões de clientes semanais em Espanha, já decidiu potenciar os produtos de marcas conhecidas pelo consumidor, dando assim oportunidade a alguns fabricantes que saíram da Mercadona em estar nos lineares.

Aliás, a existência de grandes marcas nos lineares do Lidl não é uma novidade, embora o Lidl tenha chegado ao mercado espanhol, bem como ao português, com um modelo de hard discount,vendendo somente marca branca. Nos últimos anos, no entanto, a política do Lidl alterou-se e foi abrindo portas e dando cada vez mais espaço às marcas de fabricante nos seus lineares. Os fabricantes confirmam mesmo que esta aposta foi mais notória no último ano, especialmente no último trimestre de 2008. 

Os analistas revelam que “o Lidl compreendeu a fidelidade do consumidor espanhol em relação a determinadas marcas e ajustou o seu modelo na Península Ibérica”. Uma das particularidade do Lidl é a forte aposta nos ofertas, com novidades duas vezes por semana, uma fórmula que incentiva o movimento nas lojas.

De referir que o Lidl lançou recentemente uma forte campanha no país vizinho, com o slogan “Não se engane, a qualidade não é cara”.

O Carrefour também alterou a sua estratégia, depois de conhecida a decisão da Mercadona. Fontes do sector explicaram que o retalhista francês enviou um e-mail a cerca de 900.000 clientes que possuem o cartão de fidelidade Carrefour Pass com uma promoção agressiva.

Segundo relatam essas mesmas fontes, entre os produtos alvos da promoção, incluem-se algumas referência excluídas da Mercadona, não se fazendo qualquer referência à concorrência, verificando-se, no entanto, que a campanha foi fortemente localizada nas áreas de influência da Mercadona.

Uma das forças de um hipermercado é, aliás, a quantidade de referência que poderá oferecer, tanto de marca própria como de fabricante. A Mercadona contará, em breve, com mais de 8.000 referência, enquanto o Lidl gere cerca de 1.200 produtos e num hipermercado esse número poderá ascender aos 20.000.

O mal de uns....

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