terça-feira, 18 de setembro de 2007

A responsabilidade das empresas...

...e a nossa enquanto compradores.

80% dos britânicos não acreditam nas boas acções das empresas, julgam antes que as empresas pretendem parecer ser mais justas apenas com o objectivo de venderem mais produtos.

Estes dados resultam de um estudo da Ipsos Mori para a SEE Potentual, associação que promove a responsabilidade ética, social e ecológica nos negócios. Segundo o mesmo estudo, as dúvidas dos consumidores perante os anúncios que apelam para questões relacionadas com a responsabilidade estão a crescer.

"Nos últimos dois anos, a preocupação com assuntos como a pobreza, condições de trabalho nos países em vias de desenvolvimento, extinção de espécies e mudanças climáticas começaram a ser mais divulgadas. O mundo dos negócios reagiu perante apelos para que assumissem a sua responsabilidade".

Um outro estudo conduzido pela mesma empresa nos EUA, indica que 35% dos americanos pensa que as empresas não deviam preocupar-se exclusivamente com os lucros, mas também contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa.

Em todo o mundo cerca de 40% dos 25.000 respondentes afirmaram que já pensaram em punir uma empresa pela sua falta de responsabilidade social, e 1 em cada cinco indica mesmo que já boicotou a compra de produtos de empresas que não tem consciência social.

Ora aqui está algo em que pensar.

2 comentários:

Eu disse...

Será a certificação de "fair trade" o caminho?

http://en.wikipedia.org/wiki/Fairtrade

Boas praxes ehehheeheheheh

Anónimo disse...

Dura Praxis Sed Praxis!

eh eh!Calma aí!