quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Quem diria!!

Universitários portugueses são estudiosos


Os universitários portugueses passam em média, 41 horas semanais a estudar, revela um estudo do Higher Education Policy Institute. A pesquisa incide sobre as universidades britânicas, mas os resultados mostram que, dos nove países utilizados para comparação, Portugal é o que tem os universitários mais estudiosos.Em 2005, os universitários portugueses passavam 41 horas a estudar, o que inclui o tempo de aulas e o estudo em casa. Na segunda posição surge a França, com 35 horas semanais de estudo, depois a Alemanha com 34, a Letónia com 33, a Holanda com 32, a Áustria com 31 e a Irlanda com 30. Abaixo das 30 horas estão a Espanha com 29 e o Reino Unido com 26 horas semanais de estudo.Portugal era também dos países com os cursos superiores mais longos seis anos só superado por Alemanha e Áustria, onde os cursos, em média, quase chegam aos sete anos. Uma realidade que termina com as alterações introduzidas na sequência do processo de Bolonha.


By Spot

3 comentários:

Anónimo disse...

Hmmmm!
Cá para mim, o conceito de "estudo" inclui todas as actividades académicas, como por exemplo o tempo passado a praxar ou a sair à noite.
E acho que 41 horas é uma estimativa por baixo.

lol

A.O.L.

Anónimo disse...

Tratando-se este de um valor médio é aceitável!!!Acredito que existem diferenças de empenho entre épocas de farra e epocas de exames!!
Sê bemvindo, Spot.

Miss D disse...

Concordo com o A.O.L., podemos ser os universitários mais estudiosos, mas temos de ter em conta que somos um dos países com maior espírito académico. De certeza que estão a contar com as actividades extra-curriculares! Lol...
Ainda assim, não deixa de ser um elogio para todos nós... =)

Caro Spot, seja muito bem-vindo à comunidade! Ficaremos a contar com a sua participação assídua neste blog. Muito obrigada pelo interesse!