sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Covilhã capital de K??

Gouveia quer ser «capital da aventura»

Investimento de 4 milhões de euros para desportos de Inverno

Gouveia está empenhada em tornar-se na "capital da aventura" em Portugal, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro. A autarquia tem em vista a construção de um espaço fechado especialmente destinado à prática de desportos de Inverno, cujo investimento ronda os 4 milhões de euros. É o projecto Indoor Snow que, a concretizar-se, deverá tornar-se na "grande indústria do futuro numa terra que se reorienta após a crise dos têxteis", avançou o presidente, ontem, em conferência de imprensa em Coimbra. No próximo mês, Gouveia - que recebeu, durante quatro anos, a mais importante prova de snowboard - promove o Winter Jam, evento dedicado aos desportos radicais e de Inverno. Os fins-de-semana de 5 a 7 e 12 a 14 de Outubro serão preenchidos com música, animação e provas de algumas das principais modalidades no que respeita aos desportos radicais e de neve. Confirmada está, já, a participação de "atletas de renome internacional", informou Álvaro Amaro.

O evento acolhe a primeira prova de "Tow In Snowboard" (uma variante do snowboard que alia a força dos veículos motorizados à perícia humana) a nível mundial, bem como provas de Freestyle FMX e de Dirt Bike. No programa estão, ainda, incluídas acrobacias nos céus de Gouveia, bem como uma Feira de Inverno, com uma área de cerca de 1500 metros quadrados, com equipamentos das principais marcas do sector dos desportos de Inverno. Os visitantes vão poder apreciar, também, a gastronomia típica serrana e habilitam-se a receber um dos 10 baptismos de vôo sorteados. As acrobacias aéreas vão ser acompanhadas por um espectáculo protagonizado por 10 paraquedistas a saltar, sincronizadamente, com aterragem no Centro Hípico de Gouveia. No Winter Jam vão ser utilizadas 260 toneladas de neve, a maior quantidade alguma vez produzida em Portugal, transportada por 13 camiões cisterna.
A Covilhã não poderia ser capital de alguma coisa?? Por exemplo, Óbidos, até ao meu nível de conhecimento nada tem a haver com chocolate, no entanto é a capital do chocolate, o mesmo acontece com Gouveia, no seu historial nada tem a haver com desporto, no entanto...
Gostaria de ter algumas opiniões acerca do assunto, até porque conhecem a Covilhã muito melhor do que eu.
Lanço o repto :)
By Spot

8 comentários:

Anónimo disse...

Por lapso não apresentei a fonte do artigo, o qual deixo o endereço.

http://www.kaminhos.com/destaque.asp?id_artigo=7204

Anónimo disse...

A Covilhã devia ser a capital Europeia do marketing!

Anónimo disse...

A Covilhã já é a cidade neve (apenas do Ernesto Cruz para cima) e de 5 em 5 anos.
...já é alguma coisa!

Anónimo disse...

E não há nada mais construtivo, por exemplo umas sugestões?

Anónimo disse...

A melhor sugestão que se pode fazer para desenvolver a cidade da covilha é convencer o presidente da camara e a turistrela a deixar de boicotar bons projectos para o desenvolvimento turistico da serra.

Paulo Duarte disse...

Tenho de confessar que essa da capital do marketing me agradou, embora não esteja vem a ver como colocar em prática.

Miss D disse...

A Covilhã em tempos dos nossos avós, já foi a capital da Lã...

O nome Covilhã deriva mesmo daí:
Covi + Lã = Covilhã

Hoje em dia temos somente fábricas degradadas, abandonadas e a fechar aos bocadinhos. Mas se o Spot não é da Covilhã, aconselho-o a visitar o museu da UBI para que possa ter uma pequena noção de como funcionavam as fábricas antigamente. Não lhe promento algo de muito interessante, mas sim um pouquinho de cultura covilhanense :)

Anónimo disse...

Pois, já foi a capital da lã, mas o passado já passou ;) nesse tempo era a Manchester portuguesa(pelo que ouvi dizer e pesquisei), verdade? Era uma das mais importantes cidades do país e dos lanifícios no panorâma europeu!!Mas esse tempo já lá vai, actualmente não se poderia tornar a capital de alguma coisa?