segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Marca Portugal: Quanto vale?

Segundo uma análise a 38 países, promovida pela Global Market Insite, a marca Portugal não conseguiu melhor do que o 20º lugar no ranking The Anholt Nation Brands Index, relativo ao segundo trimestre de 2007.

A imagem de Portugal junto de um painel de 25 mil inquiridos em todo o mundo não chega a meio da lista, enquanto Espanha, um dos principais concorrentes fica na 12ª posição.

Nos três primeiros surgem o Reino Unido, Alemanha e França como marcas nacionais mais valiosas, considerando um conjunto de seis factores que passam pela:

  • cultura e herança histórica,
  • investimento e imigração,
  • ‘governance',
  • população,
  • Turismo
  • exportações.

Segundo o consultor responsável pelo ranking, Simon Anholt, "Portugal, que se juntou à UE cinco anos depois da Grécia, tendo um desempenho inferior áquele país, pois ainda não conseguiu convencer o mundo de que a economia e a sua governance' estão próximas dos níveis da maioria dos países da União".

No lado oposto está a Espanha. O ranking das marcas nacionais mais valiosas argumenta que "Espanha construiu uma marca mais robusta, igual ou mais forte do que Portugal e a Grécia nos seis aspectos em avaliação".

A questão mantém-se: Que fazer?

6 comentários:

Great Houdini disse...

Educar e mudar metalidades. Só se pode pensar em mudar um país se mudarmos as pessoas.

Neste caso, não penso que mudanças de imagem, promoções resolvam.

Um boa análise estratégica, um bom plano aceite por todos os membros da comunidade. Transparência e responsabilização dos cargos de chefia, seria bons pontos de partidos.

Anónimo disse...

Emigrar!

Miss D disse...

Antes de mais e acima de tudo: mudar mentalidades.
Como pode o nosso país avançar com um povo sem auto-confiança, que pensa que só os produtos e ideias importados têm valor?
Meus amigos: "O que é nacional é bom!" Olhem em volta e verão: boa música, óptima gastronomia, profissionais cada vez melhor qualificados e extremamente competentes, já para não falar das belas paisagens e cultura...
Afinal de contas, NÓS somos o país dos Descobrimentos e temos imenso para dar ao mundo! Basta aproveitar tudo o que temos de bom...

Saudações =)

Ana disse...

Concordo com a perspectiva da Miss D em que o nosso país tem tudo para ser fantástico.No entanto,penso que os portugueses não se esforçam o suficiente.Somos ainda muito pequeninos em diversos aspectos...
Apesar de tudo,quando vamos para o estrangeiro somos fantásticos!Algo tem de mudar...

Anónimo disse...

Como é que um país que possui governantes corruptos, desde o nivel local até ao topo, pode evoluir?
Como é que um país onde só alguns é que pagam impostos pode evoluir?
Como é que um país onde o funcionalismo público é extremamente bem pago relativamente ao privado pode evoluir?
Como é que um país onde a classe de empresários se limita a abrir empresas com incentivos públicos e mais tarde as fecha(ficando estes ricos)pode evoluir?
Como é que um país pode evoluir quando tem sempre as mesmas caras no topo da hierarquia politica(mudam de vez em qd de lugar, mas são sempre os mesmos = muitos vicios) pode evoluir?
...

Solução??
Só com uma mudança de mentalidades, mas isso leva muito tempo:(

Anónimo disse...

É incrível como é que uma discussão tão pertinente como esta, pode passar tão levianamente por este blog!Mentes tão brilhantes, tão críticas, tão criativas...ou n?
O nosso futuro não depende do nível e da qualidade do nosso país?Com todo o respeito para quem publicou posts com outros temas, os quais julgo serem interessantes, mas será mais importante comentar uns spots publicitários, ou o post curioso da Língua Mirandesa?
Não será importante rever prioridades?

Gostaria que houvesse alguma reacção a este e ao meu ultimo comentário.

Fico ansiosamente à espera.

Saudações comunidade Marketeer