sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Frescas e Boas do MIT/PTE

Durante uma conferência de imprensa que se seguiu à cerimónia de assinatura do acordo com o Instituto de Tecnologias de Massachusetts (MIT), a primeira de três parcerias internacionais, Mariano Gago anunciou para breve o arranque dos programas envolvendo as universidades de Austin (no Texas) e Carnegie Mellon (na Pensilvânia).

"A avaliação está concluída. Os contratos finais serão agendados em breve e nos próximos dois meses o processo estará concluído", afirmou Mariano Gago. A parceria com a Universidade Carnegie Mellon centra-se nas Tecnologias de Informação e Comunicação, ao passo que com a Universidade de Austin envolve os Media Digitais e a criação de empresas de base tecnológica.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros aprovada a 4 de Outubro, o exercício de avaliação para o "Programa CMU Portugal" realizado por docentes e investigadores daquela universidade decorreu entre Fevereiro e Julho de 2006.Este modelo de cooperação assenta em programas de educação avançada e de investigação, designadamente em três programas anuais de formação avançada. O programa vai integrar, do lado português, diversas instituições de ensino superior, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Lisboa.Envolve ainda o Instituto Politécnico do Porto e as universidades do Algarve, Beira Interior, Católica e Nova de Lisboa.

Além das instituições de ensino superior, conta ainda com a parceria do Instituto de Soldadura e Qualidade.Este programa prevê adicionalmente a capacitação das instituições nacionais através da contratação de professores convidados, de mérito internacional, e de investigadores em pós-doutoramento.

Ver texto no Público

Para os mais críticos... afinal a UBI está no mapa! É só uma questão de tempo, confiança e auto-estima elevada, meus caros.

Por último, será que é desta que a mobilidade bidireccional será promovida? Ou à boa maneira Portuguesa, vamos continuar apenas a receber bem..., entenda-se sem enviar bem!?

Sem comentários: