terça-feira, 31 de outubro de 2006

Auto-regulação nas cervejas

A Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV) apresentou o código de Auto-Regulação dos Cervejeiros. O objectivo da iniciativa passa por demonstrar que os players do mercado cervejeiro têm consciência da responsabilidade inerente à comunicação de bebidas com álcool, sendo que o documento enumera algumas regras de conduta.

Com o Governo a preparar o Código do Consumidor, a APCV vem agora dizer que o sector é capaz de controlar a sua comunicação comercial. O documento apela a um sentido de responsabilidade na comunicação comercial de cervejas, sobretudo no que diz respeito a grupos de risco, como jovens e grávidas, e a situações de risco, como a condução e o trabalho.

No documento, a APCV “impõe que a comunicação comercial dos seus associados seja honesta, verdadeira e em caso algum contribua directa ou
indirectamente, para o abuso do consumo de cerveja; possua um sentido de responsabilidade social, promovendo o consumo moderado e responsável de cerveja; promova o sentido de responsabilidade individual e social do próprio consumidor; em caso algum ultrapasse os limites da ética, da dignidade e da integridade humana”. O código de Auto-Regulação dos Cervejeiros prevê ainda que se possam apresentar queixas, sendo que o parecer sobre as mesmas será emitido pelo júri de Ética Publicitária do Instituto Civil de Autodisciplina Publicitária.

Recorde-se que o Governo prevê, com o novo Código do Consumidor, alterar a lei da comunicação comercial. Se o Código for aprovado, a lei irá proibir a publicidade às bebidas sem álcool em horário televisivo entre as 7h e as 22h30, no casos em a marca umbrella seja responsável pela produção das variantes álcool e sem álcool.

O Código pretende ainda que seja proibido o patrocínio por marcas de bebidas alcoólicas a eventos desportivos e culturais.


Segundo este anúncio alguém vai ficar a perder. Será que pretendem mesmo proibir o patrocínio deste tipo de "evento"?

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