É dificíl arranjar uma palavra que descreva tal (...)
Gostava que alguém com mais ou menos formação comenta-se, dizendo para que serve tal (...) no Marketing!?!? Para que nos servem os Limites, Derivadas, Primitivas, Diferenciais...
Para mim e talvez alguns colegas que lerem o post possam ver a verdadeira aplicação da tão fomosa Matemática no maravilhoso MARKETING.
*a boneca anda a pesquisar!
Ass: quem é???
13 comentários:
Ok, eu vou arriscar. Será o bicho de sete cabeças?
De sete ñ digo mas deve ter cabeças elevadas a qualquer coisa raiz de mais x*y= 0/8. Enfim a confusão que todos conhemos ...
A utilidade proporcionada pela Matemática apenas pode ser valorizada através do treino e da superação constante dos problemas com base lógica e racional que enfrentamos no dia a dia.
Um profissional de Marketing deve preocupar-se em obter treino analítico, designadamente, através do cálculo diferencial, da compreensão plena do conceito de derivada, vulgo taxa de variação (tão útil em qualquer tipo de relatório de actividades comerciais, financeiras, etc), do domínio das técnicas de primitivação que nos permitam trabalhar com funções de procura não lineares (tais como as que dizem respeito a serviços de rede) e do cálculo de áreas de excedente (do produtor e do consumidor) que nos permitam aferir do preço de reserva do consumidor, o qual é fundamental discernir em tantos estudos do mercado.
Meus caros acabem por favor com o mito da Matemática, pois esta é um bem necessário a qualquer cidadão culto, informado e, sobretudo, preparado.
Por último, não há obstáculo que não seja transposto com treino e muita tenacidade.
Esta é a mensagem positiva que vos deixa um dos vossos professores, ou seja, em duas palavras: MAIS TRABALHO!
Cumprimentos de quem já colocou a si próprio a mesma questão, mas ultrapassou-a com muito trabalho.
João Leitão
jleitao@ubi.pt
Caro colega,
como aluno de marketing, vejo bastante utilidade da cadeira no nosso curso. No entanto, há uma situção que me parece algo complexa, principalmente porque encontro-me nela.
Já agora pedia que alguém com compêtencia para isso me expicasse, como é possivel, serem aceites alunos que têm matemática apenas até ao 9º ano, num curso onde a matemática abordada é de um nivel tão estupidamente superior!!!
Assim com esperança e motivação para a fazer este ano, me despeço.
Considero que o problema principal não reside na complexidade da matemática, pois isso, poderá ser superado com estudo, ou supostamente com boas bases de secundário.
Apenas critico o aspecto, de um aluno poder entrar na licenciatura em Marketing, vindo de humanidades!!Acho que a específica de Psicologia devia ser abolida!!
De que é que serve a um aluno no secundário andar a estudar latim, inglês,frânces,alemão,história, português A e filosofia, quando na licenciatura há cadeiras como: Matemática1, MatemáticaII, Economia, MicroI, MicroII,Contabilidade geral, contabilidade analítica, estatística descritiva,estatística aplicada e muitas outras!! Aposto que grande maioria deles não sabem calcular a área do triângulo, não imaginam o que pode ser uma derivada, nem sequer sabem a regrar básica dos logaritmos e depois têm a "lata" de interrogarem o porquê da matemática em Marketing??Mas o mais intrigante é o facto de estarem no lugar de alguém, que no secundário suou para fazer matemática e sempre aspirou tirar uma licenciatura em Marketing, mas como esta está composta por ex-alunos de humanidades com uma super média de 16!! é duro ficar de fora!!
Olá a todos!
Venho dar resposta ao comentário do aluno de marketing que é, na minha opinião e provavelmente nao so, das coisas mais irracionais que ja vi aqui.
Gostava muito de saber se o caro colega se considera 'the best'! Pelo que li, parece-me que sim. Eu considero que todos nós temos capacidade para alcançar os nossos objectivos desde que realmente os queiramos atingir e a matematica (essa disciplina tao criticada)é um bom exemplo disso.
Gostava muito de saber, porquê do ataque cerrado a humanidades? E ja agora, visto que condena tanto a existencia de alunos provenientes de humanidades, gostava que me disse-se, quantas linguas sabe falar fluentemente para alem da sua? Pois... é que na minha opiniao, nesta area é tambem muitissimo importante saber falar outras linguas e aposto que nao deve ser o seu caso.
Em genero de conclusao, acho que todos somos suficientemente capacitados para poder fazer matematica, é tudo 1 questao de mentalizaçao e de esforço.
Todos devemos seguir os nossos sonhos (é isso que nos move) independentemente da area de onde vimos, depois é 1 questao de determinaçao para ultrapassar os obstaculos.
Pois é! Pelos visto a discusão continua acessa! É muito dificíl dizer isto ou aquilo ambos têm razão, quem vem de humanidades prefere a Geografia como especifica a fazer prova de Matemática, o que se verifica inverso a quem vem do agrupamento 1.As linguas são tão importantes como a matemática (imaginem que vão para Londres fazer estudo de mercado)pois é!!!
Psicologia devia ser abolida?? O curso tem psicologia e por acaso, só por acaso o MKT mexe um poucoooo com a mente do consumidor e tudo o que a ele lhe diz respeito. E já agora porque não comenta a geografia?!?
Caros colegas Derivem as Línguas e elevem o espirito!!
Começo por dizer que este será o meu primeiro post aqui no blog... Mas ja que a matematica é assim tao mazinha eu lanco um desafio a quem de competência... Se programas como a 1ºCompanhia no caso portugues e internacionalmente o Wrestling se torna tão interessante.. e quem diz programas de televisao diz espectaculos de cinema... e quem diz espectaculos de cinema diz telemoveis... Porque não nos marketeer's procurarmos uma solucao para o mito Matemática? Será um desafio interessante para pelo menos o nosso meio universitário... Convenhamos que a exposicao mediatica a estes temas que referi é mt grande e os exemplos podem ser desprovidos de cabimento.. mas se coisas com tao pouco conteudo podem ter audiencias e tornarem se alvo de grande interesse pq nao a matematica algo que na nossa profissao vai ser essencial n assume tanto destaque? Antes de sabermos contar, a matematica n era nenhum bicho de sete cabecas... com o tempo as coisas tornam se complicadas caros colegas, mas isso não é so a matemática ou sera que ao primeiro problema diferente nas empresas que nos sustentarem vamos desistir? Fica o pensamento...
Não será a quetão da matemática uma questão cultural do curso?Qts alunos ñ sabem já k ñ vão fazer a cadeira,apenas c um mini-teste realizado?A cadeira é dificil ou é trabalhosa?
Gostava de deixar duas notas para a discussão.Primeira não me parece produtivo queixarnos da utilidade pois ela está em todo o lado e é util para qualquer ramo da vida é a ciência por detrás da vida,td na vida é reduzivel a formulas.Axo q é bom as pessoas desabafarem,mas se keremos ser produtivos será k o problema será mm a matemática?ou seremos nós.
Segundo já vi aí posts a referir alunos k vieram de tal área,caros colegas a partir do momento q entram no curso de marketing voçês tem de se adptar à cultura dele,que tanto o enaltece.Aki ñ há distinções,ñ interessa de onde vem o q interessa é k estão e tem de formar um só ser imutável q se defende a si próprio.Uns vão ter dificuldades na matemática e outros noutras cadeiras mas se forem unidos,poderão ajudarem-se e ser mais.
Espero k a discussão continue viva pois é sinal q estamos num curso de pensadores!
Lição nº1 do manual, do curso:Sinergia 2+2=5. Ñ sou de um X ano;ñ sou de X sitio,Ñ sou de X terra,ñ sou de X formação do secundário. EU SOU DE MARKETING DA UBI e aki nós abraçamos as dificuldades e atrevemo-nos a ser mais!(inclusivé a matemática)
O valor das pessoas não está naquilo que dizem mas mais naquilo que fazem. Temos de nos mentalizar que matemática existe e, quer queiramos ou não teremos de a fazer se queremos acabar o curso. Em vez de estarmos a discutir o porquê da matemática, porque não discutir como vamos faze-la? E se organizassemos grupos de estudo? Não seria fantastico termos 100% de alunos aprovados a matemática? Isso não iria acrescentar valor ao marketeer da ubi (especialmente em relaçao a gestao e economia), isso não iria mostrar que somos diferentes? Que sabemos aceitar um desafio e trabalhar para o superar? NÓS SOMOS BONS! Somos alunos de Marketing da UBI!
É com enorme satisfação k leio estes dois últimos comentários, pois neles está espelhado o espírito k faz do curso de Marketing da UBI, para onde entrei há... algum tempo, um curso diferente, e de alguma forma também faz de nós diferentes.
Sou, como muitos de vocês um aluno de marketing da UBI, não sou da área x ou y, sou aluno de marketing e chega!
Adorei a ideia dos grupos de esudo da matemática. Vamos lá ver como podemos implementar isso. Talvez Núcleo ou os professores possam dar uma ajuda.
Vejo, com agrado que o blog de MARKETING está a ficar mais participado e acho, de todo, interessante que se discuta e se tentem arranjar soluções. Por tal, dou os meus sinceros parabéns a quem ousa aqui fazer ouvir sua palavra.
Vejo o "problema" da matemática com olhar crítico e chego a 3 conclusões: Que nos é útil, nos ajuda a desenvolver e testar a rapidez de raciocinio e o conceito de lógica, desenvolve a tão na moda "inteligência emocional" entre outras "inteligências" e, em meu entender,também promove a percepção do abstrato sobrepondo-se ao reinado das personificações difundido pelo senso comum com a ajuda do mediatismo e do imediatismo.
A outra conclusão trata por "Kamikaze" aqueles alunos que têm matemática do 9º ano e acham que não devia ser permitido a entrada a alunos nessas condições em Marketing:
As escolhas a que sujeitam os alunos no 9º ano devem ser irreversíveis?
Não haverá espaço para a descoberta de novas vocações durante o secundário?
Que deveria acontecer a um aluno que escolheu Humanidades e entretanto, descobriu a grandiosidade do Marketing?
1.Retroceder ao 9º ano e refazer a sua escolha?
2.Ingressar num curso que só tenha conteúdos já iniciados no secundário?
3.Seguir a área para a qual se acha vocacionado e tentar ultrapassar os obstáculos que nela se encontrem(nem que seja tentando abolir a matemática)?
Vedar a entrada em Marketing a estudantes com o 9º ano de Matemática seria cortar as pernas a muitos e bons talentos que no nosso curso vão aparecendo e espero que esses se mentalizem que têm que trabalhar um pouco mais.
A 3ª conclusão a que chego, é se de facto, é pertinente que a Matemática seja leccionada como "A matemática pela matemática"?( assinalo, desde já, como excepção a disciplina de Microeconoma) Em vez de um enunciado como " Primitive a seguinte função racional" não deveriamos ter um que enunciasse que " A empresa MKT tem como função de vendas a seguinte equação:*+-=/+*. Calcule as vendas em "determinadas" condições."
A meu ver, é inegável a importância da Matemática no curso de Marketing mas, deve ser repensada e adequada ao curso, principalmente para tornar mais acessivel e duradoura a apreensão dos conceitos que ela nos dispensa.
Para quem critica a utilidade da matemática no curso, aqui vão duas sugestões:1-Transferência para o curso de marketing do Instituto Politécnico de Idanha-a-Nova
2- Transferência para o Instituto de Oliveira do Hospital
Será que não virão, a estrutura curricular do nosso curso, antes de optarem por ele??Vocês é que vieram de encontro á matemática e não o contrário!!
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