A propósito do artigo publicado na revista Visão, edição nº659 / 20 Out. 2005.
Em meia dúzia de palavras, o artigo fala das "vendas agressivas" e alerta para o perigo de cedermos às armadilhas de estranhos que nos telefonam para casa e nos tentam vender algo que não queremos comprar. Isto resulta em centenas e centenas de queixas à DECO que não tem mãos a medir para defender as pessoas lesadas por essas empresas-fantasma... Bom, o artigo é realmente esclarecedor e, pessoalmente, não tenho nada de negativo a apontar ao seu conteúdo (até porque é o tipo de artigo déjà vu). O que eu pretendo é alertar para as interpretações erradas que aqui e ali, infelizmente, se vão fazendo, i.é., pretendo que não se misturem no mesmo saco "alhos com bugalhos", que não se misture o Marketing-Ciência com imitações de Marketing ou até mesmo com o "crime". Sabemos que o Marketing (agora em menos de meia dúzia de palavras) passa por satisfazer o cliente com lucro. É pela satisfação dos clientes que os conseguimos fidelizar, ganhar quota de mercado, sermos (de forma mais ou menos directa) mais competitivos, enfim, lucrar e ter sucesso… Ora, o que é retratado no artigo não tem nada a ver com o Marketing.
Como aluno, venho aqui defender um pouco a nossa área, dando um humilde contributo para acabar com a ignorância daqueles que, de uma forma ou de outra, utilizam a sua esperteza saloia falando do Marketing com ar de quem domina a matéria sem perceber o mínimo! Sejam eles políticos, jornalistas, comentadores, figuras públicas, etc. É que como vocês sabem o Marketing está na moda e falar em Marketing passou a ser garantia de sucesso imediato para os “iluminados” oradores em qualquer conversa. (há quem diga que até já serve para o engate, lol).
Mais a sério, e voltando ao assunto deste post, importa dizer a esses “falsos-marketers” que o Marketing não é uma forma de enganar os clientes (é que um cliente que se sente enganado dificilmente volta, ok?), nem tão pouco tentar impingir-lhes um produto de que definitivamente não necessitam, e muito menos persuadi-los a assinar pedidos de empréstimos bancários para adquirirem esses produtos (aqui isto já ganha contornos de crime), perceberam?!
No Marketing os consumidores são o ponto central e é em função destes que as empresas analisam o mercado e definem ofertas, produtos, marcas, que correspondem aos seus desejos/necessidades/interesses.
O Marketing é abrangente e vai muito além das vendas. Obviamente que vender é muito importante (ai da empresa que não venda), mas mais importante é saber vender, é vender bem. Agora, vender a martelo??? Não, obrigado!
Saudações BiMarketer’s ;)
O Aluno
José Costa
segunda-feira, 31 de outubro de 2005
Vendas a Martelo
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