quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Já estou mais descansado

Andava com algumas dúvidas quanto ao meu sentido de estética e à minha capacidade de compreensão. Este facto levou mesmo a que questionasse os meus alunos acerca da mudança de imagem da TMN.

Mas já estou mais descansado, pois afinal, não sou o único a considerar que à nova imagem da TMN lhe falta sabor (mais aqui e aqui). A cor escolhida, um “meio tom” – “o azul do mar, que nos transmite simultaneamente força e tranquilidade”, nas palavras dos responsáveis - não tem força – na minha opinião – é demasiado tranquila, diria mesmo, apática e inerte.

Até a frase, “Até Já”, reflecte a ideia de despedida, de partida, e talvez, quem sabe, depois voltar. Embora perceba a ideia dos responsáveis pela campanha – “Seja nos spots publicitários, seja nos Call Centers da empresa, onde os operadores vão despedir-se dos clientes com um “Até Já”. O objectivo é criar uma linguagem universal e transversal a toda a operadora. Porque o “Até Já” só se diz a alguém que vamos voltar a ver.” – fico sempre com a ideia de que estamos a falar de algo que não é permanente, que não é para durar. Esta associação pode ser muito negativa para uma empresa que pretende criar relações duradouras com os clientes, enfatizar a proximidade e transmitir a ideia que estamos sempre a seu lado.

Os materiais produzidos para a campanha são, na sua maioria, demasiado subjectivos e com pouco conteúdo. A própria mensagem é tão subtil que apenas, acredito, uma minoria dos consumidores conseguiram estabelecer as associações correctas.

Associando a assinatura “Até já”, com o “gostamos de pneus”, que ideia formamos? Quererá dizer que vou emagrecer para depois engordar? Este é maior pesadelo de alguém que quer perder peso. Será a TMN também o maior pesadelo de um consumidor? Que não nos conseguimos livrar dela?

Por outro lado diz-nos o anúncio que “gostamos de pneus”. Pois devem ser os únicos! De uma forma geral ninguém gosta.

Image hosted by Photobucket.com

Quer isto dizer que são diferentes? Resta saber se para melhor ou pior, pois a obesidade não é propriamente algo com conotações positivas.

Por fim considero que, não se enfatiza a proximidade com uma frase de despedida!

Image hosted by Photobucket.com

Mas ele lá sabem…

Qual é a tua opinião?

5 comentários:

Anónimo disse...

Ideias muito interessantes.
Mas seja-me permitido discordar de boa parte delas, por encarar a situação em análise de forma diferente.

Algumas considerações:

Comecemos pela cor, o azul. Como classificar este azul? Não é azul-marinho, nem azul-bebé, nem azul-turquesa. É um azul novo, um azul que imediatamente nos faz pensar na marca, que ou muito me engano ou passará a ser conhecido por azul-TMN. Alguém conhece o vermelho Vodafone ou o laranja Optimus? I made my point.

Quanto ao até já. Não vejo que tenha de ser conotado com a efemeridade. Acho que é mais provável que não. Se eu digo até já é porque vou voltar “já a seguir”. Implica uma presença e uma relação continuada e contínua. Esta presença pode ser muito importante para a sustentação e viabilidade das relações com os clientes.

Quanto aos pneus, roncos e quejandos. Não “leio” na comunicação da TMN a apologia desses aspectos. “Leio” que a vida é assim. Não é só feita por jovens skaters ou ravers. É feita por pessoas reais, grande parte das quais tem pneus, ronca, etc. Esta comunicação está implicitamente a dizer que a TMN é para pessoas reais, e não para avatares mediáticos. Vejam a genial (na minha opinião) campanha da Dove, com recurso a mulheres com rugas e com peso socialmente incorrecto. Parece-me que se conseguirá uma identificação e uma cumplicidade que só alimentará a relação emocional com a marca. É claro que haverá pessoas que por não se sentirem bem com os seus “pneus” (ou outros “defeitos”) achem desagradável ver “pneus” expostos. Aqui acho que a TMN está a arriscar. Mas isso é mau?

O comentário já vai longo, pelo que as considerações ficam por aqui por agora.
Se houver "molho" cá estarei de novo!

Ricardo Gouveia Rodrigues

P.S. só esclarecer que acho que o azul-TMN não liga nada bem com o verde e branco. Mas penso que os sportinguistas terão maiores preocupações no momento ;)

Anónimo disse...

Apesar de a dscussão já ñ estar bem kente gostava de dar o meu contributo.

O sr Advogado diz que a TMN está a arriscar e questiona se isso será mau? Deixo uma questão para si mas será sempre arriscar sinónimo de mais-valia? Ou seja quando se é lider de mercado,estamos bem posicionados na mente do consumidor,será realmente a melhor estratégia arriscar.

Penso que kem está à frente do capeonato ñ deve jogar cm se ñ houvesse amanhã?Ao criar novos objectivos de comunicação,tentar criar uma nova percepção ñ estaremos a desperdiçar a antiga TMN?

O k me parece k houve é uma tentativa bastante ensonsa de benchmarketing relativamente à comunicação das outras operadoras,essas sim já deram provas de estarem recheadas de sentimentos.

Relativamente ao slogan,para mim um "Até Já" é sinónimo de partida,por mt curta que seja.Ou sja durante um determinado periodo de tempo estamos sozinhos,será essa a idéia a transmitir por uma marca que ker transmitir presença constante.A ñ ser q levaram akilo da vida cm ela é ao extremo,e kerem transmitir aos clientes a vida msm cm é...cabra ou cm estou no blog ovelha.na vida cm ela é realmente ñ podemos contar com ninguém,e as pessoas qd já ñ têm a ganhar conosco dizem até já.

Desculpem mas preferia ser o insecto da vodafone k curte a vida a top, que suga o tutano da vida, a qq uma das seguintes imagens: um sr de pneus(provenientes de uma má alimentação ou de sedentarismo), um cromo da bola k ñ acerta um cesto(pior k o Santana Lopes no governo), um grupo de homens k ninguém sabe do k se riem e da forma cm o fazem e estando numa esplanada possivelmente estarão embriagados!

Sr advogado ñ é perseguição mas realmente até na sua última frase discordo de si,este azul combina perfeitamente c o sporting,c a agua q andam a meter nd melhor k o azul.

Até já?????

Anónimo disse...

Caro Causídico do dito cujo,

Depois da resposta o anjo Houdinni, creio que, e apenas para alegação final compete-me dizer-lhe que azul que não é azul, não é nada, não é carne nem peixe, é um assim assim, um não que é sim, no fundo um nin, tal como toda a campanha.

Quanto à assinatura "até já", permito-me responder-lhe citando as suas próprias palavras: "...é porque vou voltar...", pois é mas para voltar terá de partir. A questão que se coloca é porque vai partir?

Quanto aos pneus, prefiro nem comentar, não vá, sem intenção, ferir a susceptibilidade do sr. advogado...

Arriscar? Por que não? Mas será que a TMN está mesmo a arriscar. Pensa que vai perder cliente por causa da cor?

Na vida como no jogo arriscar que pode e quem sabe e ele sabem que podem fazer asneira. Infelizmente!

Anónimo disse...

Bem é melhor ter cuidado c o k digo pois este post é frequentado por elevadas patentes do além.

Qt até já parece k a TMN só está conosco qd usamos os seus serviços!

Para mim se calhar o que pode ter mais interesse nesta discussão é se a pertinência da mudança!Duvido k percam clientes pelo azul nim da campanha.Mas acredito k o valor intaginvel da marca vá ser afectado.

Ñ ponho em causa o gosto duvidoso da campanha,pois gostos ñ se discutem lamentam-se :) Mas ñ teria a marca TMN já um percepção forte na mente do consumidor?Seria necessária uma mudança tão radical?Surge-me uma dúvida o k é agora TMN, talvez uma mistura difusa das duas imagens,ñ terá ficado o consumidor algo confuso?O q é TMN é "Até Já"?

Por outro lado vemos a Voidafone e a Optimus com comunicações k mantêm-se fiéis a uma linha coerente e sóbria.Se irá perder clientes ñ sei mas ñ me suprende se esta campanha ñ ficar nos anais da publicidade.

Qt ao pneus do outro advogado,axo q mereciam mais respeito pois um bom pneu tem a montante arduo trabalho e muita dedicação!

Anónimo disse...

O azul liga-se de facto à marca, apesar de nao ser uma cor forte. Se eu passsar na rua e alguem me der um panfleto publicitario da TMN....passa-me ao lado...quem é que nao vê o vermelho da VODAFONE??
quanto ao pneu...leva-me a: estou muito tempo ao telefone, logo nao terei tempo para praticar exercicio...o resultado sera o Pneuzito...
Por ultimo o "ate Já" - nao nos podemos esquecer que a TMN é uma marca Portuguesa...quem é que nao diz (em Portugal) "ate já" aos seus familiares, amigos, e só os voltara a ver....quando? "até já" nao transmite uma certeza em relaçao a um proximo encontro (afinal pode acontecer muita coisa pelo meio...)