Andava com algumas dúvidas quanto ao meu sentido de estética e à minha capacidade de compreensão. Este facto levou mesmo a que questionasse os meus alunos acerca da mudança de imagem da TMN.
Mas já estou mais descansado, pois afinal, não sou o único a considerar que à nova imagem da TMN lhe falta sabor (mais aqui e aqui). A cor escolhida, um “meio tom” – “o azul do mar, que nos transmite simultaneamente força e tranquilidade”, nas palavras dos responsáveis - não tem força – na minha opinião – é demasiado tranquila, diria mesmo, apática e inerte.
Até a frase, “Até Já”, reflecte a ideia de despedida, de partida, e talvez, quem sabe, depois voltar. Embora perceba a ideia dos responsáveis pela campanha – “Seja nos spots publicitários, seja nos Call Centers da empresa, onde os operadores vão despedir-se dos clientes com um “Até Já”. O objectivo é criar uma linguagem universal e transversal a toda a operadora. Porque o “Até Já” só se diz a alguém que vamos voltar a ver.” – fico sempre com a ideia de que estamos a falar de algo que não é permanente, que não é para durar. Esta associação pode ser muito negativa para uma empresa que pretende criar relações duradouras com os clientes, enfatizar a proximidade e transmitir a ideia que estamos sempre a seu lado.
Os materiais produzidos para a campanha são, na sua maioria, demasiado subjectivos e com pouco conteúdo. A própria mensagem é tão subtil que apenas, acredito, uma minoria dos consumidores conseguiram estabelecer as associações correctas.
Associando a assinatura “Até já”, com o “gostamos de pneus”, que ideia formamos? Quererá dizer que vou emagrecer para depois engordar? Este é maior pesadelo de alguém que quer perder peso. Será a TMN também o maior pesadelo de um consumidor? Que não nos conseguimos livrar dela?
Por outro lado diz-nos o anúncio que “gostamos de pneus”. Pois devem ser os únicos! De uma forma geral ninguém gosta.
Quer isto dizer que são diferentes? Resta saber se para melhor ou pior, pois a obesidade não é propriamente algo com conotações positivas.
Por fim considero que, não se enfatiza a proximidade com uma frase de despedida!
Mas ele lá sabem…
Qual é a tua opinião?
5 comentários:
Ideias muito interessantes.
Mas seja-me permitido discordar de boa parte delas, por encarar a situação em análise de forma diferente.
Algumas considerações:
Comecemos pela cor, o azul. Como classificar este azul? Não é azul-marinho, nem azul-bebé, nem azul-turquesa. É um azul novo, um azul que imediatamente nos faz pensar na marca, que ou muito me engano ou passará a ser conhecido por azul-TMN. Alguém conhece o vermelho Vodafone ou o laranja Optimus? I made my point.
Quanto ao até já. Não vejo que tenha de ser conotado com a efemeridade. Acho que é mais provável que não. Se eu digo até já é porque vou voltar “já a seguir”. Implica uma presença e uma relação continuada e contínua. Esta presença pode ser muito importante para a sustentação e viabilidade das relações com os clientes.
Quanto aos pneus, roncos e quejandos. Não “leio” na comunicação da TMN a apologia desses aspectos. “Leio” que a vida é assim. Não é só feita por jovens skaters ou ravers. É feita por pessoas reais, grande parte das quais tem pneus, ronca, etc. Esta comunicação está implicitamente a dizer que a TMN é para pessoas reais, e não para avatares mediáticos. Vejam a genial (na minha opinião) campanha da Dove, com recurso a mulheres com rugas e com peso socialmente incorrecto. Parece-me que se conseguirá uma identificação e uma cumplicidade que só alimentará a relação emocional com a marca. É claro que haverá pessoas que por não se sentirem bem com os seus “pneus” (ou outros “defeitos”) achem desagradável ver “pneus” expostos. Aqui acho que a TMN está a arriscar. Mas isso é mau?
O comentário já vai longo, pelo que as considerações ficam por aqui por agora.
Se houver "molho" cá estarei de novo!
Ricardo Gouveia Rodrigues
P.S. só esclarecer que acho que o azul-TMN não liga nada bem com o verde e branco. Mas penso que os sportinguistas terão maiores preocupações no momento ;)
Apesar de a dscussão já ñ estar bem kente gostava de dar o meu contributo.
O sr Advogado diz que a TMN está a arriscar e questiona se isso será mau? Deixo uma questão para si mas será sempre arriscar sinónimo de mais-valia? Ou seja quando se é lider de mercado,estamos bem posicionados na mente do consumidor,será realmente a melhor estratégia arriscar.
Penso que kem está à frente do capeonato ñ deve jogar cm se ñ houvesse amanhã?Ao criar novos objectivos de comunicação,tentar criar uma nova percepção ñ estaremos a desperdiçar a antiga TMN?
O k me parece k houve é uma tentativa bastante ensonsa de benchmarketing relativamente à comunicação das outras operadoras,essas sim já deram provas de estarem recheadas de sentimentos.
Relativamente ao slogan,para mim um "Até Já" é sinónimo de partida,por mt curta que seja.Ou sja durante um determinado periodo de tempo estamos sozinhos,será essa a idéia a transmitir por uma marca que ker transmitir presença constante.A ñ ser q levaram akilo da vida cm ela é ao extremo,e kerem transmitir aos clientes a vida msm cm é...cabra ou cm estou no blog ovelha.na vida cm ela é realmente ñ podemos contar com ninguém,e as pessoas qd já ñ têm a ganhar conosco dizem até já.
Desculpem mas preferia ser o insecto da vodafone k curte a vida a top, que suga o tutano da vida, a qq uma das seguintes imagens: um sr de pneus(provenientes de uma má alimentação ou de sedentarismo), um cromo da bola k ñ acerta um cesto(pior k o Santana Lopes no governo), um grupo de homens k ninguém sabe do k se riem e da forma cm o fazem e estando numa esplanada possivelmente estarão embriagados!
Sr advogado ñ é perseguição mas realmente até na sua última frase discordo de si,este azul combina perfeitamente c o sporting,c a agua q andam a meter nd melhor k o azul.
Até já?????
Caro Causídico do dito cujo,
Depois da resposta o anjo Houdinni, creio que, e apenas para alegação final compete-me dizer-lhe que azul que não é azul, não é nada, não é carne nem peixe, é um assim assim, um não que é sim, no fundo um nin, tal como toda a campanha.
Quanto à assinatura "até já", permito-me responder-lhe citando as suas próprias palavras: "...é porque vou voltar...", pois é mas para voltar terá de partir. A questão que se coloca é porque vai partir?
Quanto aos pneus, prefiro nem comentar, não vá, sem intenção, ferir a susceptibilidade do sr. advogado...
Arriscar? Por que não? Mas será que a TMN está mesmo a arriscar. Pensa que vai perder cliente por causa da cor?
Na vida como no jogo arriscar que pode e quem sabe e ele sabem que podem fazer asneira. Infelizmente!
Bem é melhor ter cuidado c o k digo pois este post é frequentado por elevadas patentes do além.
Qt até já parece k a TMN só está conosco qd usamos os seus serviços!
Para mim se calhar o que pode ter mais interesse nesta discussão é se a pertinência da mudança!Duvido k percam clientes pelo azul nim da campanha.Mas acredito k o valor intaginvel da marca vá ser afectado.
Ñ ponho em causa o gosto duvidoso da campanha,pois gostos ñ se discutem lamentam-se :) Mas ñ teria a marca TMN já um percepção forte na mente do consumidor?Seria necessária uma mudança tão radical?Surge-me uma dúvida o k é agora TMN, talvez uma mistura difusa das duas imagens,ñ terá ficado o consumidor algo confuso?O q é TMN é "Até Já"?
Por outro lado vemos a Voidafone e a Optimus com comunicações k mantêm-se fiéis a uma linha coerente e sóbria.Se irá perder clientes ñ sei mas ñ me suprende se esta campanha ñ ficar nos anais da publicidade.
Qt ao pneus do outro advogado,axo q mereciam mais respeito pois um bom pneu tem a montante arduo trabalho e muita dedicação!
O azul liga-se de facto à marca, apesar de nao ser uma cor forte. Se eu passsar na rua e alguem me der um panfleto publicitario da TMN....passa-me ao lado...quem é que nao vê o vermelho da VODAFONE??
quanto ao pneu...leva-me a: estou muito tempo ao telefone, logo nao terei tempo para praticar exercicio...o resultado sera o Pneuzito...
Por ultimo o "ate Já" - nao nos podemos esquecer que a TMN é uma marca Portuguesa...quem é que nao diz (em Portugal) "ate já" aos seus familiares, amigos, e só os voltara a ver....quando? "até já" nao transmite uma certeza em relaçao a um proximo encontro (afinal pode acontecer muita coisa pelo meio...)
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