segunda-feira, 6 de abril de 2015

Emprego Até 2020 serão necessários 15 mil informáticos em Portugal

Até 2020 serão necessários 15 mil informáticos em Portugal


De acordo com o Dinheiro Vivo, a Comissão Europeia calcula que, até ao ano 2020, sejam mais de 900 mil o número de ofertas de emprego na área das tecnologias da informação. Tendo em conta estes números, em Portugal, deverão ser necessários cerca de 15 mil profissionais.
Uma das barreiras em relação à informática é a formação, já que, segundo a diretora para a área de educação e cidadania da Microsoft Portugal, Vânia Neto, “as faculdades não ensinam para o mercado. Muitas vezes os candidatos chegam sem conhecer o básico da tecnologia que utilizamos. Aprendem tecnologia já obsoleta, coisas que já nem estão no mercado, pelo que é importante que os candidatos não se limitem áquilo que aprendem nas faculdades”.
Vânia Neto explica ainda que “as empresas queixam-se de que precisam de ter as pessoas durante, pelo menos, um ano, para que atinjam o nível de competência que pretendem. Ou seja, são as empresas que dão formação”.
A Comissão Europeia pretende também aumentar o número de mulheres no setor, já que apenas 20% dos profissionais são pessoas do sexo feminino.

http://www.noticiasaominuto.pt/tech/371394/ate-2020-serao-necessarios-15-mil-informaticos-em-portugal

Sem comentários: