No ano passado, foram vendidos no mercado português 548 mil computadores portáteis, o que representa uma quebra de 8,5% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do Observatório Toshiba. Em contrapartida, as vendas de tablets mais do que duplicaram e ultrapassaram as vendas de portáteis.
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Já o mercado dos tablets cresceu 134% em 2013, para 760 mil unidades, ultrapassando, em termos de quantidade, as vendas de computadores portáteis. Porém, a análise das vendas em valor revela que os computadores portáteis representam ainda mais de 70% do total. “O crescimento dos tablets resulta essencialmente do seu baixo preço, tendo um preço médio três vezes inferior aos portáteis”, conclui o Observatório Toshiba.
Quanto ao mercado dos híbridos, isto é, dispositivos que misturam as funcionalidades de tablet e computador portátil, cresceu 42% no ano passado, para 1,3 milhões de unidades. O Observatório Toshiba estima que as vendas destes equipamentos ultrapassem 1,5 milhões de unidades no final de 2014, enquanto as vendas de portáteis “deverão regressar ao crescimento positivo (0 a 3%), mantendo-se a tendência positivo do final de 2013”.
Opinião:
Penso que é uma conclusão já ponderada pelas marcas visto que um tablet é significativamente de um preço inferior, como é mencionado no artigo em cima, e por sua vez a sua facilidade de transporte.
No sector empresarial é vantajoso porque permite também um transporte mais adquado ao sector e com esse factor irá facilitar o manuseamento do mesmo.
Ricardo Cabral nº 26521
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