quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O endorsement de Cristina Ferreira

Para quem tem dúvidas sobre o é que é ser "endorser" ou fazer "endorsement" aqui têm um bom case-study que levanta algumas questões.

Como pode ela ser "embaixadora" de várias marcas, cada uma com identidade personalidade e posicionamento próprio e distinto? 

Aparentemente, isto contraria as leis do branding. Ou não?



Desenvolveu uma linha de sapatos com a marca internacional Hush Puppies, regressou às aulas com a Staples, mudou de visual com a Bellady e revolucionou a cozinha dela com a Yammi. Cristina Ferreira é a mais recente arma secreta das marcas na área do endorsement. Agora, tem um novo desafio pela frente: diretora de conteúdos não informativos da TVI.
Briefing | Porque é as marcas gostam de se associar à Cristina Ferreira?
Cristina Ferreira | Esta questão obriga-me a uma pouca modéstia, no entanto posso dar a minha perspetiva: tenho um programa diário há 8 anos no ar, líder de audiência, para além de outros programas em prime-time e ao fim-de-semana com o mesmo nível de resultados. Isto dá-me uma visão quantitativa da questão. Nesses mesmos programas, tento ser o mais fiel possível à minha personalidade e tento pôr a maior verdade naquilo que comunico. A par disso, preciso de uma noção clara de para quem comunico. Procuro que as mensagens que passo tenham autenticidade e ponho um pouco de mim em tudo o que faço profissionalmente. E é com base nesta análise que me relaciono também com as marcas. Conhecendo a fundo o produto, o público-alvo e descobrindo a forma mais interessante de mostrá-lo e falar sobre ele.
Briefing | Que valor acrescentado é que o seu nome dá a essas marcas?
CF | Estou numa fase da carreira consistente e, por isso, acredito que posso oferecer credibilidade às marcas. A par disso, através do programa que apresento há 8 anos e em que estou 3 horas seguidas no ar, o público conhece-me enquanto pessoa, enquanto Cristina – seria impossível estar em 'personagem' ao longo de tanto tempo. Por isso, se falo num produto, é porque gosto dele, porque seria uma potencial consumidora.
Briefing | Como gere a sua relação com essas marcas?
CF | Para mim é fundamental que fiquem satisfeitas com o retorno que posso dar. Acompanho e conheço os objetivos de uma campanha a fundo e não me coíbo de dar mais do que aquilo pensado inicialmente, para que seja um projeto bem sucedido. E depois, gosto de conversar com o cliente. De ouvi-lo e de sentir a sua marca através dele.
Briefing | Quais as marcas que atualmente apostam em si?
CF | Desenvolvi uma linha de sapatos com a marca internacional Hush Puppies, regressei às aulas com a Staples, mudei de visual com a Bellady e revolucionei a minha cozinha com a Yammi. Enquanto extensão do meu www.dailycristina.com, publiquei um livro de culinária com a editora Objectiva, o Deliciosa Cristina, experimentei uma nova forma de comer Magnum no inverno e fiquei fã da Fashion Week do CascaiShopping.
Briefing | As redes sociais têm um papel importante na sua relação com as marcas ou são usadas apenas para a sua promoção pessoal?
CF | As redes sociais são mais um veículo para poder comunicar com o meu público e, mais importante que isso, para poder ouvi-lo. Na televisão a relação que estabelecemos com os telespectadores é de dentro para fora, é mais difícil receber o seu feedback. A interatividade permite-me conversar com eles.
Briefing | Como é que vê a evolução desta sua relação com as marcas?
CF | Tem sido uma evolução interessante, é verdade que tenho tido uma maior procura por parte das marcas nos últimos meses.
Briefing | A Cristina Ferreira é ela própria uma marca? Se sim, como é a "gere"?
CF | Considero-me bastante genuína e pouco fabricada. No entanto, sei que é necessário parar, de vez em quando, fazer o exercício de olhar de fora e ver a 'big picture'. Conto também com a experiência da minha equipa de agenciamento.

Sem comentários: