Cupões de desconto ganham peso nos EUA
Nos Estados
Unidos da América (EUA), 62% dos consumidores investe mais de duas horas
por semana na procura de cupões de desconto, atingindo poupanças
superiores aos 30 dólares (23 euros) semanais.
Os dados são de um estudo levado a cabo
pela Valassis, empresa especializada na gestão de promoções baseadas em
cupões de desconto. A investigação, que pretendeu analisar a capacidade
dos consumidores de obter poupanças de tempo e dinheiro, envolveu 9100
inquiridos. A companhia concluiu ainda que a partilha de cupões com
familiares e amigos é uma estratégia fundamental na multiplicação da
obtenção de descontos.
O estudo, avançado pelo Marketing News,
denunciou ainda um aumento de 18% dos consumidores que dedicam menos de
uma hora à procura de cupões provenientes de qualquer fonte, com uma
média de poupanças que tem sido consistente.
Quem partilha, mais poupa
82% dos inquiridos afirmou partilhar ou
trocar cupões regularmente com os seus familiares e amigos. Perante a
questão de o que faria para receber novos descontos, de 25% ou mais, 75%
assumiu a possibilidade de se registar numa newsletter via email. Já
67% faria um like numa página de Facebook e 17% faria um tweet ou um
retweet de uma oferta, o que reflecte um aumento de 5% face aos dados
recolhidos em 2011.
A investigação concluiu que os
compradores sociais, que partilham as promoções com amigos e familiares,
tendem a poupar mais. 50% dos inquiridos afirmou que, sempre que
partilha cupões, poupa 31 dólares (24 euros) ou mais por semana, face a
18% dos consumidores que nunca partilha estas ferramentas de poupança.
Os compradores com tendência a poupar
recorrem tanto a fontes tradicionais como a digitais, para recolher os
maiores descontos. O número de inquiridos que procuram por ofertas,
tanto online como impressas, cresceu 9% em comparação com o ano passado.
Uma fatia de 61% dos envolvidos no
estudo planeia as suas compras com base em cupões e em promoções,
revelando um aumento de 10% relativamente a 2011. Os utilizadores que
recorrem aos seus smartphones para aceder a poupanças estão cada vez
mais a recorrer a cupões por email, ao que se segue o download desse
mesmo cupão ou de aplicações que identifiquem poupanças.
Por categoria, os consumidores
americanos preferem utilizar descontos em lojas de alimentação, seguidas
por restaurantes e lojas de roupa. Ainda assim, as categorias de
viagens e serviços têm assistido a um aumento na utilização de cupões,
na ordem dos 29 e 25%, respectivamente, face a 2011.
71% dos inquiridos acede a cupões e
ofertas através da imprensa, alertas de cupões por email, panfletos dos
retalhistas, pesquisas na internet e por correio. Além disso, a
percentagem de consumidores que usam SMS frequentemente para obter
descontos duplicou, em relação ao ano passado.
60% dos consumidores – menos 16% que em 2011 – reconhece usar vales de desconto para suprir necessidades básicas.
Como adianta o Marketing News, nos EUA,
em 2011, as marcas colocaram à disposição do mercado 470 mil milhões de
cupões de desconto para produtos de grande consumo. Nesse ano foram
utilizados naquele país cerca de 3500 milhões de cupões, mais 6,1% do
que em 2010. O valor das poupanças obtidas situou-se nos 4600 milhões de
dólares (3566 milhões de euros), reflectindo um aumento de 12,2%
comparativamente ao ano anterior.
De referir que, por exemplo, o rácio de utilização, por ano, naquele país, é de 14 cupões por pessoa.
Fonte: Marketeer Online
Eliana Raposo nº29502
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